você está lendo Como Não Ser Uma Vilã de Novela

sitiostiio

Há muito tempo, antes de eu conhecer a Bruna pessoalmente, vi aqui no blog um post sobre música que recomendava a Cher Lloyd. Fui atrás das músicas dela e uma em especial cutucou aquele meu bicho contestador. Chama I Want You Back, e eu vou resumir basicamente a ideia:

Garota tem um namorado. Não gostava mais dele. Terminou. Ele arranjou outra namorada. A primeira ficou com ciúmes. Quer voltar.

Isso sempre é um clichê em filmes e seriados e sempre me deixou muito perplexa. Em primeiro lugar, cuidar do próprio relacionamento ninguém quer, né? As pessoas (principalmente as mulheres) só sabem falar dos relacionamentos alheios, em vez de se focar justamente na pessoa ao lado. Fazem fofoca, invejam e até se comparam a outros casais. O que você tem (ou deixa de ter) com seu namorado é único e não adianta se comparar a outras pessoas. Mesmo que você estivesse com o namorado da sua amiga, ele não te trataria exatamente do mesmo jeito como a trata.

Mas enfim, tendo isso em mente, sigo pro ponto seguinte e mais importante: querer o ex de volta.

Depois que você já fez besteira, não valorizou o garoto e deu um pé na bunda dele, aí você começa a ver como ele era um príncipe, né? E ainda por cima, se o garoto já superou e tá com outra, quem te disse que seria uma boa ideia tentar reconquistá-lo? Tem vezes que a gente tem que assumir a derrota mesmo, engolir esse sapo e continuar com a vida.

Pode parecer muito difícil ver alguém que nós fizemos feliz, ser feliz com outra pessoa. Mas acontece, use isso pra aprender e crescer, não pra ser vilã de novela. É muito melhor ser lembrada como a ex legal, que ensinou muita coisa e deixou boas lembranças, do que a ex insuportável, que jogou fora tudo de bom que aconteceu pra fazer a vida do novo casal um inferno. Saiba sair de cena elegantemente.

O interessante é ver como o tempo realmente é o melhor remédio. Nessas horas de arrependimento das besteiras que levaram ao término, a gente tem que se distrair, ver filmes, ouvir música e escrever. De repente, quando a gente menos perceber, aquilo não vai mais doer. Outros homens bonitos vão surgir e o ex vai ser só mais uma cicatriz, em vez de um machucado aberto.

E por fim, o maior desafio de todos: usar tudo o que você carrega nessa grande mala chamada “passado” para que seus futuros relacionamentos sejam cada vez melhores. Cometer os mesmos erros, não valorizar com quem se está e fazer as brigas ficarem mais comuns do que os sorrisos são características de pessoas que sofrem a vida toda e não sabem transformar esse sofrimento em aprendizado. Choram por algo que perderam, sem perceber que a chave pra não perder novamente está nas mãos delas.