você está lendo Entre Amigas: Como cumprir as metas de ano novo?

entreamigastexto

Alyne , 16 anos , Brasília – Oi. Primeiramente quero dizer que sempre leio o blog e principalmente essa coluna. Vocês já me ajudaram muitas vezes com vários assuntos! Começando: Eu não tenho disposição pra cumprir nada. Sou daquelas que começa o ano novo, com muita força de vontade, mas em fevereiro já desistiu de tudo. Ano passado mesmo, me matriculei no Boxe, mas desisti na segunda aula.

Olá Alyne, tudo bem? Certas coisas nessa vida incluem muito mais força de vontade do que a gente pode imaginar. Às vezes coisas realmente simples, como ir a uma aula de boxe, realmente exigem um esforço e esse esforço só pode vir de você. Pense, primeiramente, o que faz você desistir dessas coisas. Você cansa? Se entedia? Será que você não adia muitos os seus planos e acaba desistindo depois? Ou você sempre pensa na dificuldade e acaba desistindo por isso? É importante que tenha esses conceitos em mente. Só assim saberá realmente o que acontece com você.

O problema é que isso acaba atingindo também as coisas mais simples como arrumar meu quarto ou organizar uma festa do pijama. E eu sinto medo, porque já estou quase indo pra faculdade e tenho medo de não conseguir terminar. E isso também acontece freqüentemente em relação aos meninos: Começo a ficar com um menino, mas quando ele mostra que quer algo sério, eu pulo fora. Queria saber o que eu posso fazer para que eu tenha mais disposição e garra para agarrar os meus objetivos.

Quantos aos meninos, analise seus sentimentos e não se assuste com a idéia de se arrepender ou algo dar errado depois. Essas coisas acontecem sempre.

Quanto as outras coisas, você terá que ir tentando. Se já sabe que esse é um problema, então comece agindo. Uma das minhas dicas, talvez a principal e que eu, inclusive trouxe para a minha vida porque tinha o mesmo problema, foi a mania de listas. Faça listas para tudo. Se organize. Sabe o que isso quer dizer? Escreva em um papel, caderno, diário ou mural (de preferência em um lugar de fácil acesso) tudo que você espera para 2013. Ou melhor: tudo que você quer fazer em 2013. Depois que escrever tudo, pense em cada desejo e planeje um jeito de chegar até ele. Não se assuste com as dificuldades e nem pense em desistir porque pode levar tempo.

Por exemplo: se quer passar no vestibular no ano que vem ainda, mas quer começar a estudar desde já, então coloque essa meta em sua lista e depois crie um plano de estudo. Se quer voltar para o boxe ou fazer qualquer outra coisa, então crie  uma rotina e inclua essas vontades no seu dia.

Às vezes, tudo que a gente precisa é de um pouco de disciplina. E isso não quer dizer que você deve esperar a vontade de fazer chegar e só aí pensar se quer mesmo. Se quer, comece agora mesmo e descubra um jeito de se manter afim de tudo aquilo. Um pouco de força de vontade aliada a organização e disciplina e você finalmente chegará lá. Tente, Alyne. Boa sorte, viu? Beijos.

E você? Tem alguma dúvida? Está enfrentando algum problema? Mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com e conte-nos a sua história. Lembre-se sempre do nome, idade e a cidade/estado que vive. Afinal, estamos sempre entre amigas!