você está lendo Entre amigas: Me apaixonei pelo meu primo

Samea, 15 anos, Pará – Nas férias de final de ano, grande parte da família se reuniu na casa da minha avó e fiquei com meu primo. Agora ele me pediu em namoro, mas eu e ele achamos errado, pois somos parentes. O que eu faço?

Olá Samea, tudo bem? Para ser sincera, é muito relativa essa idéia de dar certo e errado. O que pode ser errado para mim, às vezes é completamente certo para você. Consequentemente, não deveriam partir dessa idéia para construir tal coisa. É necessário que pense, primeiramente, no sentimento de vocês. Você acha que vale a pena?

Se sim, pense agora nas dificuldades que virão pela frente. Existem casos e casos. É complicado prever a reação da família nossa família, mas só saberão se tentar. Pode ser um tanto complicado ou pode ser mais fácil do que vocês imaginam. É uma questão delicada, mas é realmente necessário que pensem em vocês. Se pode ou não dar certo. E se querem realmente que dê certo.

Podem surgir comentários, intrigas, mas o que realmente importa é o que um sente pelo outro, a sintonia. O fato de serem primos é só um detalhe. Certas famílias aceitam, certas famílias não. Conversem muito entre si, converse com alguém que você confie e conheça sua família e quando acharem que é a hora, então assuma o desejo de vocês.

Se depois de tudo isso, ainda achar que é de verdade, arrisque.  Às vezes, nessa vida, vale à pena a gente enfrentar certas coisas para viver nossos sonhos e desejos exatamente como a gente quer. Os outros são só os outros. Não mandam nos nossos sentimentos, não conduzem a nossa vida. Tomem juntos essa decisão e sejam felizes, do jeito que vocês acharem melhor  – juntos ou não. 

OPINIÃO DA BRUNA

Se apaixonar pelo primo ou algum outro parente é algo que 99% das garotas já passaram ou vão passar em algum momento de suas vidas. Para algumas, esse sentimento nasce na infância, o que é muito mais fácil e platônico, já que nessa época tudo se resume em cartinhas e declarações de mentirinha no meio da diversão (a minha foi enquanto brincávamos de Power Rangers) . Assim que a garota ou garoto amadurecem (geralmente acontece em épocas diferentes) eles deixam essa história de lado e pronto. Quando esse sentimento começa a surgir na adolescência e os dois estão aptos a encarar um relacionamento, acontece exatamente do jeito que você descreveu para gente. Portanto, vai por mim, o que aconteceu não é o fim do mundo. Muito pelo contrário, pode ser o começo de uma nova era aí na sua casa. Que tal aproveitar para ter aquela conversa sincera com a sua mãe (ou pai)? Se você falar com jeitinho e de forma madura, tenho certeza que eles vão pensar duas vezes antes de proibir alguma coisa. A verdade é que quando agimos de forma madura com nossos pais, conversando e abrindo o jogo, mostramos que somos responsáveis o suficiente para lidar com certas coisas. Até namorar o próprio primo. Boa sorte!

E você? Tem alguma dúvida? Está enfrentando algum problema? Mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com e conte-nos a sua história. Lembre-se sempre do nome, idade e a cidade/estado que vive. Afinal, estamos sempre entre amigas!