você está lendo Entre Amigas: Um namorado pode afetar meus estudos?


E., 17 anos, Porto Alegre/Rio Grande do Sul – Eu não entendo qual o meu problema. Tenho medo de namorar, porque acho que isso vai afetar meus estudos e às vezes até me acho fria demais. É por isso que eu afasto todo e qualquer caso que poderia dar certo.

Olá E.. Primeiramente, é possível conciliar os estudos com um namorado. O namoro deve ser complemento na nossa vida, uma soma. E não algo para tirar o nosso foco ou nos tirar do caminho que queremos. Então se você já tem seus objetivos pré-estabelecidos, o namoro não vai te atrapalhar. Pelo contrário, pode ser a oportunidade única de dividir atenção, experiências e conhecimentos da sua vida nessa nova fase.

Nas festas que eu vou, eu não sinto necessidade de conhecer alguém, porque sempre tem aquela voz me dizendo “Isso vai ser só um dia”.

Isso é muito relativo. Em alguma dessas festas, você pode sim conhecer alguém que não será nada mais que aquela lembrança daquela noite. Ou, de repente, pode sair de qualquer lugar desse a próxima pessoa que pode marcar a sua vida para sempre. Você só saberá se arriscar.

Eu realmente quero um namorado, mas será que não vai roubar minha atenção da faculdade que eu lutei/estudei tanto para conseguir entrar? Eu me sinto sozinha, mas sempre meu futuro vem à frente e isso me deixa confusa. O que eu faço?

Se não se sente madura o suficiente para conciliar os dois, então não arrisque. Mas, acontece que você só saberá lidar com isso quando tiver alguém e tiver que conviver com tal situação. Um namoro requer atenção, cuidado, mas jamais deve ser algo para nos atrapalhar. Uma obrigação. A faculdade toma nosso tempo e o namoro será algo a mais para se dedicar, mas é possível conviver com tudo isso em harmonia. Seu futuro namorado terá que entender que você tem outras prioridades e tem, além dele, milhares de outras coisas como família, amigas, estudos e outras atividades.

Nossa vida amorosa existe para que tenhamos alguém para compartilhar as coisas complicadas do cotidiano. Às vezes é solitário brincar de ser adulto sozinho, sabe? Por isso, ter alguém para dividir os problemas e os bons momentos é tão importante. Não tente adiar ou apressar esse momento.  O cara perfeito só é perfeito porque você se tornou madura o suficiente para entender seus defeitos e qualidades. Aceitar os horários e os limites. A lógica vale para os dois. Algumas coisas são mesmo inevitáveis. Você precisa vivê-las agora para lá logo depois da esquina, tirar suas próprias conclusões.

E você? Quer contar a sua história? Tem alguma dúvida? Envie um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo sempre nome, idade, cidade/estado. Sinta-se à vontade, afinal estamos sempre entre amigas!