você está lendo Entre Amigas: Tenho medo de me decepcionar

Emily, 19 anos, Campinas/SP – Tenho um sério problema em relacionamentos amorosos. Fujo de relacionamentos a todo o momento: quando o cara mostra querer algo mais sério, quando ele começa a mostrar demonstrações de afeto e eu simplesmente acabo com tudo. Bom, às vezes acho que é receio de me apaixonar, pois da última vez que isso aconteceu me decepcionei. Me apaixonei logo depois de algumas ficadas, ele me deu um fora e eu fui parar nos braços do meu amigo cinco anos mais velho, me envolvi até, mas gostar mesmo não. Esse também me decepcionou. Depois disso quatro anos se passaram e, nunca mais consegui me apaixonar. Eu me esqueci desses dois e mesmo assim não consigo me envolver com ninguém.

Olá Emily, tudo bem? Bom, todo mundo já passou por um momento de receio depois de uma decepção. Todo mundo já colocou “o pé atrás” antes de se entregar simplesmente porque uma relação antiga não deu certo ou envolveu uma dose de sofrimento. Isso é normal. Só que existe uma linha tênue entre ter receio, mas se permitir viver e se privar de conhecer pessoas maravilhosas simplesmente porque algumas não deram certo. O cuidado deve estar aí.

Meus relacionamentos não passam de quatro meses e já encontrei caras tão bacanas e mesmo assim parece não ser o suficiente. Ano passado conheci um cara super bacana, mas deixei claro desde o inicio que era apenas um relacionamento casual e mesmo assim ele fez de um tudo para que nosso relacionamento deixasse de ser algo assim para virar um namoro e quando eu comecei a perceber isso eu o deixei de lado.

É o clichê mais impagável do mundo, mas é o mais correto também: A gente não julga um campo de rosas, porque o espinho de uma te machucou, sabe? Às vezes na vida é isso também. Não é justo que esses que tenham boas intenções, que vêem em você uma garota maravilhosa passem por um pré-julgamento simplesmente porque alguns passaram na sua vida e deixaram marcas ruins. Pense nisso, Emily. É justo você se privar desse jeito?

E hoje? Bom, depois disso tudo nem rolos consigo ter, parece me sufocar. O que é pior é que todas, exatamente todas minhas amigas estão namorando e agora me sinto sozinha. Acho que o problema devo ser eu, porque podem aparecer mil caras inteligentes, bonitos e bacanas que eu não vou conseguir me envolver. Não sei mais o que fazer, não sei mais se é medo de me apaixonar ou se é exigência demais da minha parte.

Talvez tenha um pouco de cada. Já parou para pensar o que espera de um homem? O que você espera de um relacionamento? E o que acontece que nenhum parece ser bom o suficiente para te oferecer isso? Esse bloqueio que você mesma criou pode te atrapalhar muito ainda. Não estou pedindo que dê ouvidos a qualquer um, mas às vezes o coração da gente precisa de um empurrãozinho também, sabe? Se você não gostar, tudo bem. Mas talvez você deva se deixar surpreender sem esperar o pior dos caras com você se relaciona.

Quando isso começar a mudar em sua mente, você começará a mudar também e se tornará mais aberta a tudo isso. Decepções fazem parte da vida de todo mundo em qualquer setor – seja ele profissional, amoroso, social. Mas cabe a você não deixar que experiências passadas interfiram na sua vida dessa maneira. Se permita, Emily. Você consegue. Beijos!

Está enfrentando algum conflito? Quer contar sua história/rolo? Envie um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo sempre nome, idade e cidade/estado. E lembre-se: estamos sempre entre amigas!