você está lendo Entre Amigas: “A relação com a minha mãe é insuportável”!

Ana, 15 anos, Franca/São Paulo – Olá, já faz algum tempo que eu queria escrever o email, mas não tinha coragem. Venho enfrentando há algum tempo um problema chato: minha relação com minha mãe é insuportável. Estamos sempre brigando, às vezes acho que poderemos ter uma relação normal de mãe e filha, mas não, tudo é motivo para intriga e discussão.

Olá Ana! Que bom que resolver escrever para a gente. A princípio, quero deixar claro que apesar das exceções, é natural que chegue um momento da nossa vida que entraremos em conflito com os nossos pais. Vivemos um momento da vida em que formamos opiniões e elas, algumas vezes, tendem a ser completamente diferentes das opiniões deles. Algumas vezes o que achamos ser o certo, não é tão certo assim para eles, ou até mesmo pequenos detalhes podem desgastar essa relação de pais e filhas quando o diálogo não é tão presente assim.

Eu passei por uma fase em que meus pais não concordavam com praticamente nada do que eu dizia e eu tenho certeza que muitas outras garotas passaram também. Na melhor das hipóteses, isso é só um momento delicado entre vocês duas. É só momento de vocês verem que dá sim para conciliar opiniões, encontrar um meio-termo e encontrar, consequentemente, a harmonia na relação de vocês.

Já tentei conversar e ela sempre chora e diz que não sabia que me causava tudo aquilo, mas depois as coisas voltam ao que era ou pioram. As brigas já foram tão sérias que cheguei dizer que a odiava e ela já me disse que eu nunca deveria ter nascido, são coisas ditas em um momento de raiva, mas que machucam. E eu não sei mais o que fazer. Preciso de ajuda.

É preciso tomar cuidado com as palavras, você sabe. Sempre que se exaltar, segure o máximo que puder as palavras rudes e não as diga caso sua mãe comece dizendo coisas assim primeiramente. Nessas discussões é necessário ter certo controle, porque se não, vocês sempre vão falar coisas que vão ofender uma a outra.

Acho que conversar nunca é demais. Uma hora a conversa sempre resolve. Pode levar tempo, isso pode ser mesmo uma fase, mas uma hora essa situação se torna amena e tudo tende a melhorar.  Penso também que quando isso passar, a relação de vocês vai estar ainda mais forte. Por quê? Porque você ainda podem ver que é possível sim construir uma relação harmônica, é possível conciliar opiniões e uma se adaptar a outra.

Tente ver o lado dela como mãe. Se questione sobre quais os principais motivos das discussões e começo a agir no problema e não durante a briga. Por exemplo: Se é um comportamento, então tente mudá-lo ou converse com ela caso seja um comportamento dela que não a agrade. Se o problema for coisas simples e opiniões diferentes, tente escutar todo o lado dela e aí sim repense o seu também.

Para criar uma relação harmoniosa é necessário que ambas repensem suas atitudes. Com jeitinho, vocês chegam lá e tudo se acerta. Tenho certeza. Boa sorte, viu? Muitos beijos.

Quer enviar sua história para a gente? Está enfrentando algum conflito ou tem alguma dúvida? Mande um e-mail para entreamigas@depoisodosquinze.com contendo sempre nome, idade e cidade/estado. E lembre-se: estamos sempre entre amigas!