você está lendo Entre Amigas: “Não consigo fazer amizades na minha nova escola!”

T., 15 anos, São Paulo – Bom, antes de qualquer coisa eu amo MUITO esse blog, muito mesmo, e leio todos os dias! No começo deste ano eu mudei de escola, e na escola antiga eu tinha muitos amigos e desde que mudei de escola me sinto muito sozinha, pois não fiz amigos na escola nova, só falo com algumas poucas pessoas. São só meus colegas mesmo. E minhas amigas antigas estão cada vez mais distantes de mim. Elas quase não falam mais comigo. Só falam comigo quando precisam de algo, e isso é o que me irrita profundamente.

Olá T. Tudo bem? Obrigada pelo carinho com o blog. A princípio, lidar com uma mudança não é nada fácil, mas no seu caso, será necessário acostumar. Quem são esses seus colegas? Por que não tentar cria um vínculo maior com eles? Por que então não deixar que as pessoas se aproximem mais de você?

Quanto as suas amigas de sua antiga escola, chame-as para sair. Não deixe que o convite parta sempre delas. Pode partir de você também. Agora, se realmente elas só te procuram quando elas precisam de algo, talvez seja hora de você repensar suas antigas amizades também. Não é certo que isso aconteça e você seja prejudicada.

Eu queria fazer amizades novas, mas eu não consigo porque odeio a nova escola e as pessoas não são tão legais comigo. Acham que sou a nerd da sala só porque tiro as notas mais altas.

T., não julgue todas as pessoas da sua nova escola simplesmente porque conheceu algumas. É errado o pré-julgamento que eles fazem de você também, mas talvez tudo seja uma questão de dar a chance para que as pessoas te conheçam melhor e “quebrem” essa visão que elas têm você.

Já que tem uma facilidade maior com as matérias, se proponha a ajudar, a montar algum grupo de estudo. Tudo isso pode ser válido na hora de conhecer outras pessoas e elas passarem a ter ver como uma amiga estudiosa ao invés de te ver como simplesmente “nerd”.

E também, eu sou magra e sofro com isso praticamente desde sempre. Eu sofria um pouco de bullying na outra escola e pelo menos nessa escola as pessoas não me zoam tanto, mas eu ainda tenho vergonha de mim. Apenas queria uma ajuda sobre como não deixar meus amigos me abandonarem, como fazer amizades novas e como gostar de si mesma. Obrigada desde já. Mil beijos!

Quanto ao seu corpo, procure usar roupas que o valorize ou até mesmo assuma suas formas e pronto. Não é fácil, mas enquanto não se aceitar, você sempre achará que as pessoas não te aceitarão também e sempre sofrerá com isso. Tente se aproximar ainda mais do pessoal da sua nova escola , tente ver a escola com outros olhos porque eu tenho certeza que encontrará pessoas que se parecem com você. E em relação as suas antigas amizades, preste atenção se tudo não passa de interesse (já que você mesma disse que elas só te procuram quando precisam de algo). Tenho certeza que tudo dará certo. Obrigada pelo carinho. Muitos beijos.

E você? Quer contar a sua história? Tem alguma dúvida? Envie um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo sempre nome, idade, cidade/estado. Sinta-se à vontade, porque, afinal, estamos sempre entre amigas!