você está lendo O que não fazer durante um namoro

o-que-nao-fazer-durante-o-namoro

Milhares de relacionamentos começam e terminam todos os dias. Será falta de química? segurança? tesão? Talvez tudo ou nada disso. Muitos namoros chegam a fase “o problema não é você” simplesmente por não conseguirem lidar com problemas comuns que surgem com a tão temida convivência. É triste admitir, mas a paixão e o amor podem não sobreviver a falta de respeito, admiração e espaço entre os individuos envolvidos.

Resolvi escrever sobre esse assunto hoje porque tenho recebido, cada vez mais, emails de leitores sentimentalmente inseguras. Grande parte deles são enviados por namoradas e namorados de primeira ou segunda viagem que não fazem ideia do que fazer para tudo “voltar ao normal”. Não sou psicóloga, mas sei exatamente o quão assustador esse medo de perder quem a gente ama é. Sei também que às vezes ele é justamente o principal culpado.

01. Se você colocar uma formiga no açucareiro e fechar a tampa, embora ela com certeza fique inicialmente muito feliz, com algum tempo, vai acabar morrendo por falta de ar. É exatamente isso que acontece com os relacionamentos. Todo excesso sufoca.

02. Ninguém está em busca do príncipe encantado. Esses caras perfeitinhos da Disney que sempre chegam no final da história, na vida real, são o maior pé no saco. Vai por mim, é absolutamente normal você odiar aquela determinada mania dele. Isso não quer dizer que ele é o garoto errado. Quer dizer que você está com alguém real, que tem defeitos, e muitos, mas do que acima disso tudo, tem qualidades que te fazem esquecer todo o resto na maior parte do tempo.

03.  Stalkcídio. Ah, as redes sociais, tão amigas e ao mesmo tempo, tão vilãs. Provavelmente elas são as principais causadoras de término dos tempos modernos. Motivo? O que antes poucos sabiam e logo esqueciam, agora está publicado, salvo, favoritado e às vezes, até retuitado. Isso não quer dizer que você e seu namorado precisam sair urgentemente da internet, tá? É só uma questão de conversa. Estabelecer alguns limites e de resto, simplesmente acreditar na pessoa que você sente vontade de beijar todos os dias. Ah, e please, cada um com sua própria senha.

04. Se tem uma coisa que eu aprendi esse ano é que nem tudo que está na internet é real. Isso vale tanto para as coisas boas, quanto para as coisas ruins. Um olhar vale sempre muito mais do que mil mensagens.

05. Ex não é fantasma. Se a pessoa terminou e realmente partiu para outra, não existe motivo para fazer com que o passado se transforme em um monstro de sete cabeças. Uma conversa, com respeito, é sempre bem-vinda. Não tem nada a ver com comparação. Nós somos o resultado de todas as nossas experiências. Isso vale para nossa vida sentimental também. Então, quanto mais ele te conhecer, mesmo que devagar, maiores são as chances daquele erro não acontecer novamente na sua vida. Agora, se o ex ainda é um grande problema, talvez o maior deles seja mesmo o atual.

06. Sabe aquela menina que você era no dia em que vocês dois se conheceram? Nunca deixe que ela se perca completamente dentro de você. Mesmo que, às vezes, pareça que ele faz tudo para que isso aconteça o quanto antes.  A vida das pessoas não é tão diferente assim. Todo mundo nasce, vai para o colégio, tem medo da faculdade, tem ou não filhos, envelhece e morre. O que nos torna diferentes um do outro é a maneira com que lidamos com os fatos do cotidiano. A paixão nasce nos detalhes. Nos pequenos defeitos. Quando os mudamos, entramos no que chamo de labirinto da perfeição. Quanto mais você tenta sair, mais perdido você fica.

07. Não tem graça sair com o namorado? Então comece a enxergá-lo um pouquinho como amigo também. Não, isso não quer dizer que você vai sair e ficar com outros caras. Quer dizer que você precisa urgentemente parar de colocar todo o peso no relacionamento. Menos obrigação, mais diversão. Façam uma listinha de programas que os dois gostam. Não precisa beijar e ficar de casalzinho o tempo todo. Risadas também fazem o coração bater mais rápido.

08. Se você vive adiando uma conversa por medo dela se transformar em uma briga feia, vai por mim, fale logo. O tempo passa, mas os fantasmas internos que criamos só nos deixarão dormir de verdade quando tivermos coragem o suficiente para admitir certas coisas. A verdade pode custar o fim real, mas a mentira vai transformar aos poucos, o para sempre em algo completamente vazia e falso. Qual você prefere?

09. O amor não combina com posse. Se a gente for parar para pensar, ele é só mais um dos milhares de sentimentos que completam nossa vida. Não é atoa que os casamentos são cada vez menos prioridade na vida das pessoas. Todo mundo quer ter um bom emprego, conhecer o mundo, fazer muitos amigos, enfim, viver o que a vida moderna proporciona. Algumas pessoas preferem fazer certas coisas sozinhas, mesmo em um relacionamento sério. Isso não quer dizer que a pessoa ama menos, quer?

Bom, falta o tópico 10… Que tal vocês ajudarem a completar o texto? Cometem um pequeno parágrafo com alguma dica que ainda não foi comentada no post. Aliás, pretendo fazer mais posts assim, o que vocês acham?