Resenha: Fazendo meu filme

01 de novembro de 2012
você está lendo Resenha: Fazendo meu filme

Cá estou eu mais uma vez para falar do trabalho da escritora brasileira Paula Pimenta. Dessa vez, vou contar um pouquinho do que achei da série “Fazendo Meu Filme”, que não por acaso, vendeu mais de 100 mil exemplares aqui no Brasil. Prometo que vou tentar descrever o livro sem fazer muito spoiler. Quero vocês leiam cada um deles, e se surpreendam assim como eu me surpreendi. Combinado?


Bom, os quatro livros da série “Fazendo meu Filme” contam a história de uma garota tímida e sonhadora chamada Estefânia. Começamos a acompanhar a vida da “Fani” no ensino médio, quando ainda cheia de incertezas, ela se apaixona perdidamente pelo professor de Biologia. Mas isso, garanto para vocês, não é o que torna a história tão bonita e envolvente a cada página. No decorrer dos capítulos, dos 16 aos 22 anos, a personagem descobre e nos mostra de um jeito encantador, o quanto o destino pode nos surpreender positivamente. Mesmo que às vezes, pareça exatamente o contrário.

Fani enfrenta problemas familiares, paixões platônicas, despedidas nem um pouco desejadas, uma inimiga com corpo e rosto de modelo, intercâmbio longe da família, saudades do ex, mãe neurótica e por último, uma faculdade no exterior.

Tenho certeza que se você tem vontade ou já viveu algumas dessas experiências, vai amar a série logo de cara. A autora teletransporta o leitor para dentro da história. Fazendo com que ele se identifique e também imagine situações do cotidiano de um jeito completamente diferente. Às vezes até voltando e avançando no tempo. Outra característica legal é que antes de cada capítulo, ela coloca um trechinho de um filme.

Conheci o trabalho da Paula quando estava fazendo intercâmbio. Logo quando comentei aqui no blog que minha escola ficava em Brighton (saiba mais aqui), várias leitoras comentaram que era o mesmo destino da personagem Fani. É óbvio que fiquei super curiosa e com vontade de compras os livros para lembrar da cidade e morrer de nostalgia. Paula foi tão fofa que mandou alguns exemplares de presente na semana seguinte.

Li os dois últimos livros em menos de três dias (O primeiro li bem antes, mas tive que parar porque passei o último mês trabalhando no meu próprio livro. Paula e eu estamos na mesma editora, sabiam?). Fiquei sem dormir e sai andando por aí tropeçando nas pessoas por não conseguir tirar os olhos das páginas, pelo menos não até as coisas se resolverem temporariamente e a personagem parar de chorar. Resumindo, é uma leitura bem fácil e gostosa. Um pouco como assistir um filme de comédia romântica. Só que de um jeito diferente: imaginando e criando cada cena na nossa própria mente.

DICA: No site da Saraiva vocês podem comprar a série completa por R$103,00.