você está lendo Entre Amigas: Não sei controlar meu ciúme

Marissa, 18 anos, Sergipe – Então, estou aqui depois de ter tido uma conversa com meu namorado, onde ele me disse que sou ciumenta e possessiva, na maioria do tempo. Que meus ciúmes são bobos e infantis. Isso doeu muito! Sei lá se é porque a carapuça serviu, mas doeu.

Olá Marissa. Ciúme é realmente muito complicado, mas você já tentou pensar o que levou seu namorado a dizer tudo isso? Qual a razão de tudo isso? Ciúmes dos amigos, das amigas (principalmente)? Tente descobrir o que faz você sentir tudo isso, as razões que levou ele a dizer e isso e comece a partir da “raiz do problema”

Ele me disse não exatamente com essas palavras, mas quis dar a entender que eu sufoco ele, que não o deixo fazer as coisas que ele quer, que sempre tenho ciúme de tudo, sendo que não é assim… Poxa se eu tenho ciúme é porque eu gosto, porque tenho medo de perdê-lo.

Será mesmo que não é assim? Tente repensar suas atitudes. Ninguém se sente sufocado à toa. Tudo bem que a gente ciúmes quando gosta de alguém, mas você já parou para pensar que ciúmes simplesmente é o medo de perder aquilo que a gente nem sequer possui? Ninguém é de ninguém e quando você entender que ele pode ir embora a qualquer momento, você tendo ciúmes ou não, tudo ficará mais fácil.

O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que ciúme não resolve de nada. Você tentar privar o outro de viver alguma coisa simplesmente porque acha que pode perdê-lo é inútil. Porque as pessoas simplesmente vão embora à hora que acharem que tem que ir, você sufocando-o ou não. Não quero dizer que isso vá acontecer com vocês, mas ciúme, Marissa, só prejudica a relação.

Vejo que ele não tem nem a metade do ciúme que eu tenho. Me sinto uma idiota por estar falando disso, mas acontece que eu  não sei o que fazer. Eu o amo muito e não queria perdê-lo. Eu me tornei uma garota ciumenta, chata, com quem ele nem tem o prazer de conversar. Me sinto horrível, sabe? Eu não sei o que fazer.

Marissa, ocupe menos o seu tempo se preocupando com a vida dele. Quando a gente tem tempo demais para se preocupar com o outro, a gente acaba cuidando menos da gente e se tornando possessiva demais. Não fique no pé dele perguntando aonde ele vai, com quem ele vai ou o que ele vai fazer. A iniciativa de te explicar algo tem que partir dele e não de uma cobrança sua. Quanto mais você cobrar, menos ele vai querer te contar da vida dele.

Conheça outras coisas, leia livros, tente se interessar ao menos um pouco pelo o que ele gosta. Isso pode fazer com que tenham mais assunto. E Melissa, um último conselho: ciúmes, na grande maioria das vezes, é um problema com a gente mesmo. Identifique o seu e se resolva com você mesma antes de atrapalhar o namoro mais ainda por conta disso. Ciúmes é insegurança. Confie mais em si, mais no amor do seu namorado e seja feliz. E menos paranóias para todas nós! Muitos beijos para você!

E você? Quer contar a sua história? Tem alguma dúvida? Envie um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo sempre nome, idade, cidade/estado. Sinta-se à vontade, porque, afinal, estamos sempre entre amigas!