Cinema Europeu

26 de outubro de 2012
você está lendo Cinema Europeu

cinema-europeu

Quando falamos de cinema você já pensa logo nas produções norte americanas, hollywoodianas, em high definition e atores conhecidos de qualquer pessoa? Apague essa imagem da cabeça por enquanto, porque hoje a gente vai falar de outro tipo de cinema: o europeu.

Embora os cinemas dificilmente tragam esse tipo de filmes para as nossas telinhas, existem clássicos e também grandes achados no cenário cinematográfico europeu. Conheça quatro que eu vi e indico:

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

O filme francês de Jean-Pierre Jeunet é não só muito fofo, mas também inspirador! Ele conta a história de Amélia Poulain (Audrey Tatou), garota doce que encontra uma caixinha escondida no seu novo apartamento e resolve procurar o dono. Ao encontrá-lo e ver a reação dele, decide mudar a vida das pessoas ao seu redor com pequenos gestos e, por consequência, mudar a própria vida.

A Onda (2008)

“Die Welle”, produção alemã, trata sobre regime ditatorial na atualidade. Um professor de história cria um projeto sobre autoritarismo sem grandes pretensões, mas ele acaba criando vida própria, tomando proporções assustadoras.

 

O Orfanato (2007)

O filme espanhol é o típico terror que tem todos os ingredientes necessários: história envolvente, com mistérios e muitos sustos. Belén Rueda revive os piores momentos da sua infância quando resolve, junto com o marido e filho, restaurar o antigo orfanato em que viveu quando criança.

 

Intocáveis (2012)

Essa produção francesa é uma lição de vida! Um aristocrata fica tetraplégico depois de um grave acidente e está procurando alguém que possa ficar 24 horas por dia ao seu lado para cuidar dele. O que ele não esperava é que um cara malandro é que, além de cuidar de tudo, ensinaria muito pra ele. O filme é de arrancar muitas risadas e lágrimas ao mesmo tempo.

E vocês, meninas? Tem alguma sugestão de filme europeu? Já assistiram alguma dessas indicações? Contem pra gente!