Um conselho só

08 de outubro de 2012
você está lendo Um conselho só

conselho-de-amiga

Oi meninas! O post da tag entre amigas de hoje é um pouco diferente do comum. Eu, Dreisse, não quero falar somente de uma garota, mesmo sabendo que cada vez que isso acontece, eu atinjo um público muito grande. Hoje eu quero mesmo é falar para todas vocês: Para todas que escreveram para o blog e que não tiveram o email publicado. Para todas que já tiveram o email publicado e até mesmo para você que ainda não escreveu.

Enfim, o DDQ recebe uma leva imensa de emails (nesses quatro meses foram mais de 1000 e-mails!) todos os dias sobre diversos assuntos, diversos pedidos de conselhos e ajuda, e leio (acreditem!) pacientemente todos os emails que recebemos, mas infelizmente não é possível a publicação de todos eles.  Tento ao máximo selecionar emails que não só a garota que enviou seja ajudada, mas sim que várias garotas se identifiquem com a história também.

Acontece que a maioria e eu ainda me arrisco a dizer que 80% dos emails têm sempre um ponto-problema em comum: a auto-estima. Porque, a meu ver, tudo está ligado a ela. A insegurança no namoro, a confusão que criamos sobre nós mesmos na nossa mente, o problema com as amizades. Querendo ou não, tudo está ligado a um só ponto: a gente. E acreditem garotas: são muitas, muitas meninas com histórias tão parecidas, mas tão singulares que eu sinto uma vontade imensa de abraçar cada uma de vocês toda vez que leio um e-mail diferente. Por isso, hoje, eu só queria deixar um conselho que fosse comum a todas: Se amem acima de qualquer coisa, por favor. Não deixem que o namoro mal resolvido, as amizades não tão sinceras, aquele “ficante” que sumiu no dia seguinte ou aquela briga terrível com sua irmã abale sua auto-estima. E pior que isso: não deixem que vocês mesmas acabem com ela! Aquela gordurinha a mais ou a menos é detalhe. O dia chuvoso que deixa a gente pra baixo sempre passa e não é justo que garotas tão novas se sintam tão tristes e insatisfeitas com si mesmas. Corram atrás dos sonhos de vocês! Não é impossível. Se querem emagrecer, engodar, mudar de cidade, fazer um intercâmbio ou milhares de outras coisas mais, façam por onde! Sempre é possível e a gente sempre pode conseguir. Basta tentar.

Outra coisa que quero pedir é que vocês tenham calma, muita calma. O tempo nem sempre é justo, mas ele passa para todo mundo e com ele as mudanças vêm também. Muitas de vocês são muito novas e parecem ter pressa e vontade de viver tudo logo. Calma, garotas! Tudo ainda vai dar certo. A vida só está começando para todas nós! E acreditem: problemas acontecem diariamente na vida de todo mundo e não se resolvem sozinhos! É necessária uma dose de empenho, duas de paciência e muita, mas muita vontade de ver as coisas dando certo.

Não sintam-se vítimas da vida. Sintam-se autoras da suas vidas. Não se preocupem em parecer bonitas demais para os outros ou interessante demais para alguns. Preocupem-se em estar bem com vocês. Lembre-se que para ser feliz é necessário o mínimo de esforço e o máximo de vontade. Ser feliz não dói e a vida está aí, pra quem é corajoso e sabe ousar. Arrisquem-se, meninas!

E na próxima semana, os posts voltaram como vocês já estão acostumadas, por isso continuem mandando emails para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo sempre nome, idade e cidade/estado. É incrível ver o carinho de vocês e somos muito gratas por tudo isso! E lembrem-se: Nós sempre estaremos Entre Amigas!