você está lendo Entre Amigas: Não sei como emagrecer

balanca

Ana, 16 anos, Rio de Janeiro – Olá, gostaria de dizer que adoro essa tag, vocês não têm noção do quanto isto ajuda a nós.

Oi Ana, tudo bem? Que bom que gosta da tag. Fico muito feliz por saber que ela realmente ajuda.

O meu problema é bem menor do que o que mandam, mas creio que muitas garotas passam por isso. Eu estou 10 quilos acima do peso, não parece tanto porque tenho bastante quadril, mas agora estou ficando com barriga. Nenhuma roupa fica bonita em mim, não consigo usar saia, porque meu quadril está gigante e já estou usando roupas da minha mãe. Minha auto estima sempre foi meio baixa, mas está piorando cada vez mais.

Todo problema é um grande problema quando se trata de nós mesmos. E, bom, eu não consigo entender porque essa necessidade de estar sempre magra. Mas gostaria de tocar nesse assunto aqui: Se existe saúde, porque então sofrer simplesmente pela estética? Ana, não estou falando que é isso que acontece com você, mas pense bem: Eu entendo que o peso incomoda, você não se sente bonita, mas você já tentou se aceitar assim ou prefere simplesmente emagrecer? É importante que tenha isso bem claro na sua mente. Se é uma questão de pura e simplesmente estética, pressão social e beleza ou se é uma questão de saúde, uma questão de trabalhar a auto-estima. Quando isso ficar bem claro, tudo ficará mais claro ainda você e aí sim, você conseguirá agir.

Na minha escola eu encontro só garotas magrinhas, com corpinho bonitinho e eu fico cheia de gordura. Estou indo para camisa G e calça 44, eu me sinto péssima por isso, acredite. Sei que pode parecer meio fútil, mas eu gostaria de ser magra, com o corpo bonito. Eu entro em academias, mas algo me faz sair de lá, não consigo me dar bem com academia. Sem falar que não consigo parar de comer, batata frita, salgados. Mas eu gostaria de uma dica de algo que eu deva fazer para conseguir emagrecer e comer menos. Não sei mais o que fazer.

Ana, já tentou procurar um nutricionista? Converse com seus pais, fale que não se sente bem com seu peso e que você pode tentar de outras maneiras. Não é só a academia que ajuda a gente a emagrecer. Procure aulas de dança, pilates, yoga, algum esporte, luta, etc. Existem milhares de alternativas que não giram em torno da musculação e tudo isso pode ser válido.

Agora, eu só te peço que não fique se comparando com outras pessoas. Não deseje ser magra simplesmente porque na sua escola existem pessoas magras, com o corpo bonito. Todo corpo é bonito à sua maneira e você sempre vai encontrar gente para criticar e dizer que estar à cima do peso não é legal. Mas isso, quem decide é você! Pense bem e não caia nessa pressão social de que a gente só é bonita se for magra com a cintura fina. Isso é patético, viu?! Se cuida e muitos beijos.

E você? Tem alguma dúvida ou rolo e quer escreve para gente? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, idade e cidade/estado e conte-nos sua história. Lembre-se: Estamos sempre entre amigas!