Livro: O Lobo da Estepe

02 de setembro de 2012
você está lendo Livro: O Lobo da Estepe

O-lobo-da-Estepe

Já ouviram falar de Hermann Hesse? As fãs do grupo O Teatro Mágico com certeza, já que o grupo possui grandes inspirações  em uma passagem do livro O lobo da estepe, do qual falaremos hoje.

O livro passeia pela história de Haller, um cinquentão intelectual e burguês que vivendo no final da década de 20 entra em conflitos com seus próprios ideais. Durante o romance, acompanhamos o desdobramento do personagem nas descobertas da vida noturna e boêmia, que convidado a entrar em um “teatro mágico apenas para raros” inicia seu conflito em não abandonar  a “paz” que acredita ter levando uma vida junto a burguesia.

No decorrer do enredo o personagem trava diálogos imaginários com Mozart, Goethe e seus outros ídolos nos quais ao poucos vai caminhando para o duelo entre suas personalidades. Porém, no meio do processo, reconhece não estar divido apenas entre dois modos de vida, mas sim entre as possibilidades que sua alma pode alcançar, não conseguindo, então encontrar uma unidade pessoal.

A leitura não é fácil e a recomendo para os maiores de 18 anos, principalmente pela misantropia (aversão ao ser humano e à natureza)contida.É um livro de bolso para os momentos de reflexão e entendimento com uma abordagem crítica-existencialista.