você está lendo Entre Amigas: “Não consigo parar de me cortar!”

Sem identificação – Queria pedir ajuda. Já faz quatro meses que eu me corto e não paro mais. Já falei para os meus pais que reagiram muito mal, ficaram tristes comigo e prometi a eles que jamais faria isso de novo, mas passou as ferias de inverno e voltei a fazer isso. Me sinto péssima por ter feito a promessa. Agora não é mais no pulso, é escondido no braço ou nas pernas, não aguento mais isso. Quero a ajuda de alguém que talvez me entenda, ou que talvez saiba o que dizer, por favor. Pode ser um sermão, um conselho, mas, por favor, me ajude, não aguento mais isso.

Oi, moça. Muitas vezes a gente tenta se esconder do mundo. Se esconder de tudo. E aí, a gente procura descontar os problemas em nós mesmos. E acredite: se cortar não é a melhor saída. Não somos ninguém para julgar tal atitude, criticar ou algo do tipo, mas aconselho que procure ajuda. Vá atrás dos seus pais ou de alguém mais próximo. Procure uma amiga ou alguém em que você confie plenamente e peça ajuda. E se não encontrar ninguém para pedir ajuda, então se procure, minha querida. Tente se encontrar, tente fazer uma auto-análise e entender o que te leva a fazer isso. O que acontece que você sente a necessidade de se cortar? Só você pode responder e só você pode tentar se entender, porque mais ninguém sabe o que acontece no seu coração e na sua cabeça. Talvez sejam problemas internos, externos que te agridem de forma gravíssima, mas não é justo que pague esse preço, que tenha que passar por isso.

Vai levar um tempo, mas quero acreditar que você vai conseguir superar essa fase. Procure ajuda de um especialista. Procure se ajudar. É muito fácil aconselhar e sei que será difícil começar a colocar todos esses conselhos em prática, mas é preciso que você tenha força de vontade. Pense em como isso tem afetado sua vida e se pergunte se é isso mesmo que quer para você. Sei que a resposta já é “não”, mas agora é necessário agir. Com muita força de vontade, muita vontade de continuar a viver e muita vontade de mudar para melhor. A gente sempre é capaz e todo mundo tem uma força interna imensa que sempre sai na hora certa, que a gente sempre sabe usá-la. Use-a, minha querida. Você é capaz, você vai conseguir.

Por agora, pense um pouco mais em você e converse com alguém próximo, alguém que possa te ajudar bem de perto. Você vai sair dessa. Estaremos torcendo por você. Muitos beijos e que dê tudo certo em sua vida daqui para frente.

Está enfrentando algum conflito? Quer dividir seus rolos e suas dúvidas? Envie um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo sempre nome, idade e cidade/estado. Afinal, estamos sempre entre amigas!