você está lendo Entre Amigas: Não consigo escolher minha futura profissão!

carreira-duvida

Cíntia, 16 anos, Itupeva/SP – Olá! Hoje estou aqui pra falar de uma coisa que afeta muitos adolescentes que estão cursando o Ensino Médio: escolher a profissão. Com aumento da pressão depois que cheguei ao 2º ano, tudo piorou. De uns tempos pra cá estava pensando em fazer Comunicações Sociais (Jornalismo, Rádio e TV), mas, com medo de ter pouco retorno financeiro, estou com muito medo de realmente seguir com esse curso.

Oi Cíntia, tudo bem?É natural que a pressão aumente, afinal, a sociedade insiste em dizer que temos que ir para a faculdade assim que encerramos nosso ensino médio e que temos que escolher nosso futuro agora! Conheço pessoas que só se realizaram profissionalmente depois de muitos, muitos anos e não se arrependam da decisão errônea que fizeram no auge dos seus 17/18 anos. Entendo também esse seu medo de ter pouco retorno financeiro e pode soar clichê, mas é muito melhor ser feliz fazendo o que gosta do que ganhando muito bem e infeliz na profissão.

Faço técnico de informática para internet (quase um web designer com algumas matérias de informática) e agora que estou entrando no segundo semestre do técnico tenho certeza que não quero mexer com isso na minha vida. Acabei fazendo pelo meu pai que disse que era bom pro currículo, mas odeio quase tudo que envolve esse técnico.e não vou ter nem o diploma pra que possa me ajudar futuramente.

Não sou a favor de continuar fazendo o que a gente não gosta. Pelo visto você está fazendo tudo isso pelo seu pai e ao menos já sabe o que não escolher para a faculdade, que é qualquer coisa que envolva essa área. Se não quer perder esses seis meses, então continue. Mas tente ao menos fazer com carinho. Afinal, o curso ainda está no começo e pode te surpreender no fim. E se de fato isso não for nada do que você quer, você ao menos garantiu uma experiência. Não é fácil se decidir, mas às vezes acredito que devemos ir até o final e pagar para vê o resultado, mesmo que ele não seja o que a gente espera.

A questão é: não faço idéia do que vou fazer na faculdade e aquelas questões que ajudam todo mundo do tipo “O que você é boa pra valer?” acabam piorando, porque paro pra pensar nisso e descubro que eu não faço nada MUITO bem.

Temos exceções, claro. Mas nem todo mundo é MUITO bom no que faz. Nem todo mundo chegou à faculdade sendo excelente naquilo que quer para vida, caso contrário, a faculdade seria dispensável em muitos casos. Acredito que o ensino superior está aí para que a gente se aprimore e descubra o que realmente nos agrada. Se acha que não é muito boa em nada, então descubra o que mais gosta, descubra aquilo que te faz ter mais vontade de aprender e invista. Se gosta de cálculos, mas não acerta sempre, então conheça mais sobre profissões assim. Se acha que gosta escrever, ler, então aproveite e se aperfeiçoe. Existem talentos, mas muitas coisas na vida a gente se esforça até chegar ao ideal.

E se eu seguir mesmo com Comunicações, como vou contar para o meu pai? Vai ser literalmente a maior frustração da vida dele por querer que eu faça alguma engenharia ou qualquer dessas profissões tradicionais. Tenho muito medo de não achar nenhuma profissão e o tempo está se esgotando. Só falta mais um ano e meio para acabar o colégio! Será que algum teste vocacional ajuda? Espero que me ajude! Adoro o blog e espero que ele continue por muito tempo.

Apenas conte. É natural muitas famílias exigirem que os filhos cursem essas profissões “tradicionais”, mas é você quem irá cursá-la, é você que deverá se sentir bem no que faz. Sua família terá que entender, afinal você deve fazer o que gosta, pois é seu futuro que está em jogo.

Cíntia, procure os teste vocacionais, leia sobre o mercado de trabalho, sobre a rotina de certas profissões e se decida. Acredite: Você ainda tem tempo. Não caia nessa pressão absurda do mundo para que a gente se decida enquanto ainda estamos nos ensino médio. O tempo passa e você vai encontrar o caminho certo, mas enquanto isso tente todos os outros. Boa sorte, obrigada pelo carinho e muitos beijos!

Quer dividir sua história com a gente? Precisa de conselhos ou está cheia de dúvidas e rolos? Envie um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo sempre seu nome, idade e cidade/estado. E lembre-se: Estamos sempre entre amigas!