você está lendo Entre amigas: Não quero mudar só porque minhas amigas estão mudando

Juliana, 16 anos, Brasília/DF – Eu venho enfrentando vários problemas com minha personalidade ultimamente. Eu tento descobri quem eu realmente sou, do que eu gosto, mas sempre que penso eu associo a minha personalidade com a de alguém que eu gostaria de ser. E o pior que eu acho que eu realmente tenho que mudar o meu estilo e minha personalidade. Pelo menos eu quero mudá-los, mas eu sempre me preocupo com o que os meus pais ou minhas amigas vão achar, já que ambos podem pensar que eu estou tentando ser alguma coisa que eu não sou. Só que eu só sou o que eu sou hoje porque eu preocupo muito com que os outros vão pensar, ou seja, se eu não fosse tão influenciada pela a opinião deles, acho que hoje em dia eu seria diferente e com uma personalidade aberta.

Oi Juliana, tudo bem? Vira-e-mexe a gente tem vontade de mudar mesmo, é natural e é bom para a gente. Só que, nesses casos, a gente tem que se colocar em primeiro lugar. Você disse que se não fosse pelo seus pais ou suas amigas, sua mente seria muito mais aberta, então o que está esperando para deixar isso acontecer? Estamos tratando da sua personalidade, da sua vontade de ser e fazer diferente, então faça! É natural também nos preocuparmos com que os outros podem pensar, mas existe uma linha tênue entre cautela e preocupação excessiva. Deixe que isso seja só uma cautela em relação ao que os outros vão pensar e não um excesso de preocupação.

Outro problema que eu tenho passado é com minhas amigas. Ultimamente eu venho sentindo uma mudança em nossa relação, elas estão mudando e ficando diferentes, eu entendo que as pessoas mudam, mas elas tentam andar com esse povinho popular e tentam chamar a atenção, o que vêm me tirando do sério. Eu até estou pensando em mudar de escola pra conhecer pessoas novas e poder recomeçar tudo de novo, porque eu sinto que estou precisando, mas eu não sei o que fazer. Estou ficando mais impaciente e menos tolerante. Ás vezes eu acho que eu posso estar sendo um pouco ignorante em relação a respeito com a personalidade delas, mas eu também tenho que pensar um pouquinho no meu próprio conforto em relação a nossa amizade.

Não confunda ignorância com maturidade. Posso estar errada, mas isso para mim é amadurecimento. Saber o quão fútil está sendo a atitude de suas amigas que só querem chamar a atenção, como você mesmo disse, e não se deixar levar só mostra o quanto você não é igual a elas. Fazer novas amizades, conhecer novos lugares pode sim ser muito bom e se acha que deve fazer isso, então faça.

A gente não deve se limitar a um único grupo de pessoas. Temos nossas afinidades, eu sei. Mas conhecer novas pessoas, criar novos amigos, firmar novos laços só nos trás coisa boa.

O pior que eu venho me isolando mais, ás vezes eu até choro a noite. Eu tento evitá-las e também tento falar com outras pessoas, mas acho que a minha reputação está declarada! O que eu gostaria mesmo é ter uma amizade com pessoas que me entendem e que gostam de algumas coisas que eu gosto ou que eu pudesse realmente confiar. Eu saio com minhas amigas, nós conversamos todos os dias, mas mesmo assim eu não me sinto segura pra falar sobre segredos ou esse tipo de assunto mais amplo. Eu estou muito perdida e não sei o que eu faço!

Jú, é como eu disse: A gente não deve se limitar a um único grupo de pessoas e se não tem afinidade nenhuma com elas, então tente fazer novos amigos. Não é fácil, mas às vezes é necessário. Não precisa se sentir mal com isso. Tente se sentir bem com você e esteja certa das pessoas que você quer na sua vida. Esteja certa também da mudança que quer para si mesma. Se acha que é hora, então mude! Sempre há espaços para mudanças e ela vem aos poucos, mas acontece. Não se limite a opiniões alheias. Faça com que você se sinta bem acima de tudo, está bem? Um beijo para você!

E você? Tem alguma dúvida ou rolo e quer escreve para gente? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, idade e cidade/estado e conte-nos sua história. Lembre-se: Estamos sempre entre amigas!