você está lendo Entre Amigas: Minhas amigas “zombam” de mim!

Juliana, 14 anos, Vitória/ES – Olá, sou leitora do DDQ há mais de um ano, e fiquei muito feliz com a volta do Entre Amigas. Meu problema é que minhas “amigas” às vezes passam do limite comigo. Elas fazem “zoações”, brincadeiras sem graça, coisas deste tipo que me magoam muito (até porque eu já sofri bullying). Mas quando eu digo para pararem, elas dizem que é só brincadeira e dizem que eu sou muito estressada e que não deixo nem elas brincarem comigo. Não quero chegar ao ponto de ter que contar meu passado para elas, até porque eu entrei no colégio este ano e é algo muito íntimo e pessoal. Mas eu também já cansei destas brincadeiras, não quero procurar o colégio nem nada, até porque muitas vezes elas são realmente legais comigo.

Oi Juliana, tudo bem? Que bom que gostou da volta da tag “Entre Amigas”. Coisa chata isso, não é? Acho que para tudo tem um limite e se acha que elas já ultrapassaram esse seu limite, então talvez seja hora de “colocar as cartas na mesa” e conversar com elas. Não precisa necessariamente contar sobre seu passado, mas você pode conversar com elas simplesmente expondo o fato de que se sente chateada com isso.

Isso faz com que eu não confie muito nelas (ás vezes em trabalho em grupo nós discordamos um pouco, porque eu fico querendo controlar e fazer todo o trabalho), mas eu também não sei se esses comentários são feitos porque minha nota do colégio é superior a delas. O que eu faço? Eu fico muito confusa e dentro de mim isso gera uma mágoa muito grande. Não é legal ouvir algumas coisas do tipo: “ah, ninguém aqui gosta de você” e depois ouvir que é brincadeira. Não, não é. Eu sei que se elas gostassem realmente de mim não fariam isso. E eu não entendo porque isso tem que acontecer de novo em minha vida. Espero muito que vocês me ajudem! Beijos!

Jú, concordo quando diz que se elas gostassem de você, não fariam isso. Se gostar mesmo da amizade delas, tenta conversar, deixar seu ponto de vista bem claro e mostrar o quanto isso te fere. Mas se mesmo assim elas continuarem, então talvez seja hora de repensar suas amizades, não é mesmo?Amigo que é amigo não agride o outro, e muito menos dessa maneira! Tente conhecer outras pessoas no seu colégio, fazer novas amizades. Certas coisas na vida da gente são dispensáveis e essas amizades que nos fazem mal são uma dessas coisas. Você não é obrigada a suportar isso e se já está no seu limite, então dê um basta sem medo! Não é justo passar por isso novamente e só cabe a você mesma colocar ou não um fim nessa história.

Espero ter ajudado. Beijos e boa sorte!

Está enfrentando algum conflito? Tem alguma dúvida sobre amizade, amor, família, etc? Então mande um e-mail para entreamigas@depoisdosquinze.com contendo seu nome, sua idade, sua cidade/estado e conte-nos sua história. E lembrem-se: estamos sempre Entre Amigas!