Intercâmbio: França

10 de julho de 2012
você está lendo Intercâmbio: França

louvre

Prometi no último post da tag viagem que viria aqui diariamente contar pra vocês sobre minha rotina no intercâmbio. Mas com a correria dos passeios, falta de internet e poucas horas de sono, na última semana, só consegui entrar no twitter e facebook pra postar algumas fotos e contar em alguns caracteres os melhores momentos do dia.

Pra ficar mais fácil pra todo mundo, resolvi dividir os posts por cidades e países (e não períodos). Assim, consigo contar os melhores momentos com calma e deixar tudo bem organizadinho e nada repetitivo. Se um dia alguma de você ficar afim de fazer intercâmbio pra algum dos lugares que vou, basta voltar no post, ler as dicas e pronto. hehe

Como comentei com vocês, o vôo do nosso grupo (ardmore) fez conexão em Portugal. Ficamos por lá durante duas ou três horas já que graças ao atraso que rolou no Brasil, perdemos o vôo pra Paris. Viajar de TAP Air Portugal foi bem tranquilo. Só senti falta mesmo de uma televisão por poltrona. São muitas horas de viagem, e se eu não tivesse levado alguns livros e o notebook, teria morrido de tédio.

Chegamos em Paris no fim da tarde e fomos direto para o Hotel Explorer Disneyland Paris. Esse hotel fica pertinho da EuroDisney, mas não tão perto de Paris (1h de viagem). No caminho fui fazendo amizade com algumas garotas, e já decidindo como seria a divisão de quartos. O grupo tinha bem mais meninas, e os quartos eram divididos em 5 e 6.

O hotel é bem bonito: piscina, café da manhã incrível, decoração fofa, loja da Disney, quartos bem decorados, banheira, gente bonita passando pra lá e pra cá e um ótimo tratamento dos funcionários (pra quem perguntou, eles falam inglês sim!).

Dormi pela primeira vez na vida em uma beliche e comi uns 8 croissant por dia durante os dias que ficamos hospedadas lá. A vista do quarto (foto) era bem linda. Fez com que eu me sentisse em um daqueles filmes de sessão da tarde. Tive que instagramar. hehe

EURODISNEY

Fomos na EuroDisney no dia que chegamos (só pra jantar) e no último dia na França (dessa vez pra aproveitar com tempo as lojas e o parque). Não sei se vocês lembram, mas já tive a sorte de ir pra lá uma vez. Não sou fascinada por princesas e desenhos, mas sempre sinto uma energia incrível quando penso em Disney.

Essa é uma época do ano em que o parque fica bem lotado (ou seja, fila enormes!). Turista de tudo quanto é parte do mundo querendo fotografar e se divertir com as invenções inesquecíveis de Walter Disney. Pra mim, essa é justamente uma das coisas mais incríveis de lá. Perceber que aquela magia realmente contagia pessoas. Independente da cultura, língua ou condição financeira.

Confesso que umas das coisas que mais gosto de fazer quando estou na fila (já que não tem internet), é ficar tentando adivinhar de onde a pessoa que está do meu lado é. Sou retardada sim ou claro? haha

As lojinhas da EuroDisney de lá seguem o mesmo estilo da outra: bastante coisa fofinha por um preço “que você paga sem reclamar porque sabe que é da Disney”. São muitos ursinhos, roupas, objetos de decoração, chocolates… Tudo que você conseguir imaginar. Fotografei algumas coisinhas que mais gostei pra mostrar pra vocês.

Um dos lugares que mais gostei de comer lá foi o Plaza Gardens. Não é o restaurante mais barato, mas é o que tinha mais comida “de gente”. Sério mesmo pessoal, nunca passei tanto tempo assim na vida comendo só besteira. Quando vi que tinha arroz, uma carne ok e uma salada entrei sem pensar duas vezes. Paguei quase 30 Euros, mas comi quantos vezes tive vontade e experimentei também o melhor bolo (ou seria torta?) de chocolate da minha vida (e olha que eu nem ligo tanto pra doce).

Se um dia vocês tiverem a oportunidade de ir até o parque, não deixem de ir no Hollywood Tower e na Rock ‘n’ Roller Coaster Starring Aerosmith. Um dos únicos brinquedos de “adrenalina” que fiquei na fila por um bom tempo e não me arrependi depois. O resto só fui pra fotografar mesmo. Reparem na felicidade da criança:

disney-mapa

jujuba

comida

disney-lanchone

melhor-bolo

disney

TORRE EIFFEL E PASSEIO RIO SENA

Impossível passar por Paris sem fazer o tradicional passeio pelo rio Sena e a visita à torre. São passeios que fazem você sentir aquele frio na barriga e pensar: “É, tô em Paris!”.

O bacana de pagar pelo passeio no Sena é que a guia conta a história de cada construção que o barco passa. Dizem que, dependendo do companhia e da empresa, também é romântico, né?! Como estava com um bando de mulher que não parava um minuto de fotografar e gritar OMG não consegui pegar a vibe da coisa. Quem sabe na próxima… HEHE

Subir na torre, levando em consideração a fila e a muvuca no elevador, é meio decepcionante. Uma daquelas aventuras que a gente se dispõe a fazer pra contar depois que já fez pelo menos uma vez na vida. A vista não é lá essas coisas (quem ficou na janela do avião já viu) e se a ideia for subir de escada… 1665 degras…. APENAS. hahahaha

O legal de ir na região da torre, além de ficar olhando pra ela e suspirando por estar perto do monumento mais visitado do mundo, é fotografar. Um dos melhores lugares pra isso é o Jardins du Trocadéro, que fica bem ali pertinho, 5 minutos andando no máximo. Da outra vez que fui a Paris, não sabia da existência desse lugar e acabei tirando pouca foto com a torre no fundo. NÃO FAÇAM ESSA BURRADA.

Pertinho da torre existem muitas lojinhas. Mas assim como qualquer outro ponto turístico, o valor é maior do que em qualquer outro lugar da cidade. Se você tiver tempo, ande uma ou duas ruas pra fazer comprinhas de moletons, miniaturas e outras lembranças da viagem.

rio-sena-look


rua

paris01

paris04

bruna-vieira-paris

PALÁCIO DE VERSALHES

No dia em que fomos visitar o palácio de Versalhes acordamos bem cedinho. O castelo real, localizado na cidade de Versalhes, é bem famoso e conhecido por ter se tornado o centro da corte e do governo francês (possui 700 quartos, 2 mil janelas e mais de 1000 lareiras).

Quando comentava com amigos que o passeio estava no roteiro, diziam que eu ficaria totalmente encantada pelo jardim enorme e cheio de flores. E realmente fiquei. Só não fotografei tanto porque nesse dia choveu e fez um baita frio e a piriguete aqui foi de meia-calça, vestido curtinho e jaqueta.

cafe-versales

versales

MUSEU DO LOUVRE

Assim como o palácio de Versalhes, o Louvre é um daqueles lugares que fazem você começar a se odiar por não ter prestado tanta atenção na aula sobre revolução francesa ou sei lá, desejar muito encontrar por acaso aquele professor de literatura, sociologia, geografia ou história que ama o assunto.

Dessa vez consegui ficar por mais tempo, ver algumas obras com calma e visitar as lojas do museu. Pra minha surpresa encontrei bastante coisa legal por um preço razoável (pretendo fazer um post depois só com as coisas que comprei na viagem, tá?).


casamento

 paris

BASÍLICA DO SAGRADO CORAÇÃO (em francês, basilique du Sacré-Cœur)

Quando fui pra Paris ano passado com uma amiga (lembram que ganhei aquele concurso de votação?) resolvi fazer um roteiro de viagem inspirado em um dos meus filmes prediletos, o clássico “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

Dessa vez passamos por apenas uma parte onde o filme foi gravado, a basilique du Sacré-Cœur (imaginem euzinha tentando falar isso). A construção está localizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade luz. Ou seja, centenas de turistas e um monte de lojinhas e vendedores com miniaturas de torre, globos de neve e moletons com frases. Um lugar legal pra quem é religioso, é fã da fotografia do filme ou como os franceses costumam fazer, querem curtir a vista linda tomando vinho e comendo queijo.

Ufa! Fizemos tanta coisa na França que tenho a impressão que ficamos lá bem mais do que só quatro dias. Para conseguir dar conta de atualizar blog, responder emails, redes sociais (segue aí @brunavieira) e socializar com o pessoal do intercâmbio, dormi cerca de três horas por noite (coitada da menina que dormiu comigo na beliche gente!). Apesar disso, posso garantir pra vocês que valeu a pena porque aproveitei cada segundo acordada (no ônibus entre um passeio e outro dormia e babava) e fiquei ainda mais apaixonada pela cultura e língua do país.

O que será que me espera na Inglaterra? Esse é o meu próximo destino.

PS: Pra saber mais sobre como fazer um intercâmbio desses é só dar uma olhadinha lá no site da CI. Além dos posts aqui no Depois Dos Quinze, estou preparando alguns especialmente para o blog deles.