você está lendo Por falar em semana de moda…

SPFW-luminous

O São Paulo Fashion Week é um daqueles eventos que qualquer pessoa que se interessa ou trabalha com moda deveria participar pelo menos uma vez na vida.  Não só pra conferir as tendências da próxima estação antes de todo mundo ou desfilar e causar pela bienal com um look fashionista, mas pra entender que por trás de todo o glamour dos desfiles das grandes marcas, existem centenas de pessoas dando o maior duro. Seja pra criar, apresentar ou simplesmente compartilhar essa arte por aí. São estilistas, jornalistas, empresários, blogueiros, seguranças, modelos, publicitários e muitos outros trabalhando arduamente durante dias para que no final do evento, tudo ocorra exatamente como foi planejado.

Foi minha segunda vez no evento. Esse ano consegui passear pela bienal com mais tempo e graças a parcerias, ter acesso a áreas exclusivas como backstages, lounges e desfiles. Nesses dias que estive por lá, em vários momentos, foi inevitável pensar e questionar o conceito atual que temos de moda e consumismo. Uma industria que movimenta mais grana que podemos imaginar, e que de certa forma, influência diretamente no nossa vida e na maneira com que enxergamos e nos projetamos no mundo, não pode mesmo ser apenas futilidade.

Certa vez discutimos esse assunto em uma aula de filosofia. Defendi a moda como forma de expressão, e não como uma maneira de fazer com que as pessoas se tornem cada vez mais alienadas e consumistas (esse vídeo da Cris Guerra fala sobre isso). Mesmo tendo certeza que para grande parte das pessoas que trabalham na área não é a$$im, continuo acreditando que vale a pena enxergar e colocar em prática o outro lado. Um ótimo exemplo disso é a moda sustentável, que não por acaso, foi o tema dessa edição do SPFW.

Uma coisa boa no SPFW é que a gente sempre encontra e reencontra pessoas especiais. Esse ano fui uma das blogueiras do #colcciday, e por isso tive a oportunidade de passar o dia com blogueiras de diferentes estados do Brasil e algumas até de outros países: @shoupaiwisky, @lulymello, @DaniGarlet, @glamourgaragem, @blogtwodots, @luisa_accorsi, @jupnoronha @f_utilidades, @modices, @blogsenhorita, @meninaIT, @eatsleepwear, @BrooklynBlonde, @leFreakesChic @comdrama e @blogsenhorita. Também vi de pertinho a modelo e e angel da Victoria’s Secret Candice Swanepoel, a Barbie da vida real.

Quem já me segue lá no instagram @depoisdosquinze conferiu antes de todo mundo o que vi de mais bonito da nova coleção de verão da Colcci, que vai para as lojas em breve.  Olhem só:

Bom, é isso. O post atrasou por conta da viagem pra Maceió (adivinha quem esqueceu o carregador do notebook em casa?). Mas, espero que vocês tenham gostado das fotos e do meu ponto de vista, mesmo com a demora. <3