você está lendo Vídeo tutorial: Fundo desfocado no Photoshop

Sempre quando eu faço uma tutorial aqui no Depois dos Quinze, surgem muitas dúvidas e perguntas que são bem difíceis de responder assim, no texto. É como você tentar explicar um exercício de matemática pela internet: como você vai fazer as contas, rabiscar aqui e ali usando apenas o teclado? Por isso, uma vez ou outra, vou trazer tutoriais para o blog em forma de vídeo, pessoal! Já experimentei uma vez mês passado mostrando como eu edito as minhas fotos, e – pasmem -, não recebi sequer uma dúvida ou comentário de alguém que não tinha entendido.

Pra dar início a essa novidade, uma coisa que muitas(os) de vocês ainda não entenderam como se faz: desfocar o fundo das fotos. Esse desfoque é mais conhecido como bokeh, e ele é resultado da pequena profundidade de campo na hora de fotografar. O vídeo hoje vai mostrar como fazer isso artificialmente, no Photoshop. O resultado não é tão natural quanto o que a câmera dá, e não é legal abusar e sair colocando o efeito em tudo quanto é foto; edição demais faz tudo perder a graça. Mas é bom para quebrar o galho em uma imagem ou outra, vocês vão gostar!

Se você optar por usar o plugin Alien Skin Bokeh 2 como eu mostrei no vídeo, baixe a versão trial aqui. A Bruna também fez um post sobre ele há um tempo, vale dar uma olhada!