você está lendo Projeto Ação Proteção!

Aqui no Depois Dos Quinze nós falamos sobre diversos assuntos do mundo teen. Em cada post das trinta categorias existentes, compartilhamos, aprendemos e principalmente, nos divertimos muito.

Confesso que quando criei o blog eu era uma pessoa completamente diferente. Bastante tímida e insegura. Nos posts, a cada novo comentário, fui percebendo que eu não era a única a enfrentar aqueles problemas. E assim, com a ajuda de todas as leitoras (ou amigas virtuais), fui superando e me transformando no que sou hoje.

Essa ainda é uma das maiores motivações do Depois Dos Quinze. Fazer com que as dicas de beleza, de música, de fotografia e todas as outras coisas, façam alguma diferença na vida de quem acessa o blog diariamente. 

É por isso que hoje, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, venho mostrar pra vocês um pouquinho do Ação Proteção. Um projeto que busca sensibilizar a população sobre a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

SOBRE

O projeto está presente em 30 municípios do estado de SP e é desenvolvido pela Fundação Telefônica desde 2010, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Pauloe com a Childhood Brasil. Sua missão é o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A Fundação Telefônica atua com o fim de contribuir para o desenvolvimento social dos países onde está presente. No Brasil, a instituição foi criada em 1999 e possui linhas de atuação voltadas para o acesso à educação, a melhoria da qualidade educativa e a divulgação do conhecimento. Em 2011, com a fusão entre a Vivo e a Telefônica, a Fundação incorporou os projetos do Instituto Vivo e ampliou sua atuação para todo o país.

DIA 18

O dia 18 de maio tem importância histórica pois relembra um caso de impunidade e violência sexual de uma criança, o corrida em Vitória em 1973. Devido à indignação da sociedade brasileira para casos desse tipo, um movimento de apoio foi organizado anos depois quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O projeto foi sancionado em maio de 2000.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade daviolência sexual.

Para denunciar ligue 100 ou procure o Conselho Tutelar da sua cidade. Quem também apoia a camapnha, pode acessar o site, saber mais e ajudar a divulgar nas redes sociais (twitter e facebook). Eu já fiz a minha parte, e você? :-) www.acaoprotecao.com.br