Leitura do mês!

18 de abril de 2012
você está lendo Leitura do mês!

leitura-do-mes

Toda vez que viajo e passo em frente a uma livraria me sinto na obrigação de comprar pelo menos um livro. Isso porque, com a correria do dia a dia e todos os compromissos da minha nova rotina em São Paulo, tenho feito esse ritual bem menos do que deveria. E vamos combinar, não tem nada melhor do que um livro pra passar as horas de tédio (quando ficamos quase sempre sem sinal) dentro de um carro, ônibus ou avião. 

Dessa vez, enquanto esperava o ônibus pra Leopoldina na rodoviária do Rio, fiz a louca e comprei quatro de uma vez. Alguns foram escolhidos graças a indicações de amigos, outros pela capa. Comecei lendo “O que se passa na cabeça dos cachorros e outras aventuras” de Malcolm Gladwell e estou adorando.  Para vocês terem uma noção, virei a última madrugada lendo.  <3

Bem, como ainda não li todos, trouxe um resuminho de cada um deles. Fica como sugestão pra quem vai viajar em breve ou quer simplesmente uma boa indicação de leitora.

O Que Se Passa na Cabeça dos Cachorros e Outras Aventuras – Reúne artigos publicados desde 1996 na coluna do autor na revista The New Yorker. No livro, Gladwell investiga as razões por trás de enigmas e mistérios, como por que John Kennedy Jr. perdeu o controle do seujatinho, como o governo Bush foi induzido a acreditar que Saddam Hussein escondia armas de destruição em massa ou por que é certo que ocorram outros acidentes espaciais graves como o do Challenger.

O mexicano César Millan, apresentador do programa de TV ´O encantador de cães´, é o destaque do artigo que dá nome ao livro. Ele consegue acalmar o mais feroz e agitado animal com um toque das mãos. O que Millan pensa ao fazer isso? Mas a questão que será desvendada vai além – o que o cachorro pensa quando interage com Millan?Além de estudar casos célebres, Gladwell também disseca situações envolvendo pessoas que não são famosas nem poderosas, como as redatoras de comerciais da L´Oréal e da Clairol, que mudaram a história da mulher no século XX, e o investidor que faz fortuna apostando na inevitabilidade do desastre.

Depois Daquela Viagem – No tom coloquial próprio dos jovens, ´Valéria Polizzi´ relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre ´ficar´ ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, ´transei sem camisinha´.Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com AIDS.

A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.

A arte de ser leve –  Tem gente que anda com um enorme bacalhau nas costas. A imagem é usada pela jornalista Leila Ferreira pra descrever aqueles que não conseguem se livrar da carga do mau humor e vão estragando o dia de quem tem o azar de topar-lhes o caminho. As histórias e impressões vão sendo aos poucos tiradas do cotidiano, da memória, das entrevistas acumuladas em sua carreira com pessoas importantes e dos bate-papos com anônimos.Leila Ferreira tem uma capacidade singular de observação – de recolher as melhores histórias e de fazer entrevistas com o tom saboroso da conversa informal. Mas, nem por isso o livro perde na potência da pesquisa jornalística, nos dados interessantes obtidos em pesquisas recentes da psicologia, da sociologia, da medicina.

Dessa maneira, costurando informações científicas, divagando, conversando, a autora propõe uma pequena revolução: num mundo abarrotado de e-mails e telefones celulares, de pouca cortesia e muitas dietas, cheio de ambição e consumismo transformar os gestos do cotidiano, aqueles que nos prendem e sobrecarregam sem sequer nos dar a chance de percebê-los.

Os Diários de Carrie – Para quem se apaixonou pelas aventuras de Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda, agora é a hora de saber como tudo começou. Abra o diário de Carrie e descubra o que levou a jovem até a Big Apple, como se tornou escritora e outros segredos de uma das mais emblemáticas personagens da nossa geração. Candace Bushnell é autora de Sex and the city, Quinta avenida nº 1, Selva de batom, entre outros.

Alguém aí já fez alguma dessas leituras? Ah… E não se esqueçam de como sempre, deixar nos comentários sugestões de bons títulos que vocês andaram lendo nos últimos tempos. Adoro indicações! <3