você está lendo Como decorar quartos divididos entre irmãos?

Seguindo a sugestão de duas leitoras, hoje vou dar algumas dicas para quem divide o quarto com um irmão ou irmã, seja mais novo ou mais velho. O principal motivo dessa junção de quartos em quase todas os apartamentos e casas se dá ao pouco espaço ou simplesmente por questões financeiras, as contas chegam e nosso quarto acaba ficando pra depois na listinha de despezas dos pais, é ou não é? Isso quando quem toma a iniciativa de juntar os cantos são os próprios irmãos, mas convenhamos que 99% quer é ter um quarto só para si, ninguém merece ter que conviver com a bagunça de uma pessoa, se você tem o azar de ter uma irmã(o) assim.

O post será focado em quartos dividos entre meninos (tem post dando dicas só pra eles!) e meninas porque formam o caso mais difícil de resolver. Mas as dicas também servem para as outras situações: irmã com irmã, irmão com irmão, etc.

Dividindo de verdade

A primeira opção que vem na nossa cabeça quando o assunto é divisão entre irmãos de sexos diferentes é dividir o quarto em duas cores: rosa e azul. Isso pode dar mais certo quanto os dois são ainda crianças e não têm personalidades formadas, vão mesmo é na onda do “rosa pra menina, azul pra menino”. Mas se mesmo adolescentes é isso que eles querem, por quê não? O contraste de cores cria uma divisão “virtual” no espaço e a sensação é quase como se existisse uma parede ali.

Cores neutras

Opte pelas cores neutras (de preferência as mais claras possíveis como o branco ou tons de cinza bem claros) para dar mais liberdade à decoração, cada um pode escolher móveis menores como escrivaninhas e criados-mudos em cores mais marcantes para dar personalidade a cada área. Particularmente, essa seria a minha escolha e acho que ambos sentando e decidindo juntos o que cada um gosta e o que preferem, dá pra montar tudo em mente e colocar na prática com a condição de que olhando tudo, no geral, fique harmonioso e bonito, nada muito diferente para não virar a casa da mãe Joana.

Repare nas fotos aí em cima que o rosa e o azul muito forte foram deixados totalmente de lado para dar lugar aos brancos, marrons e pretos. Além das camas e guarda-roupas, use nichos e prateleiras na parede para colocar os objetos que cada um mais gosta e peça aos pais para que procurem roupas de cama bem parecidas, mas em cores mais condizentes com cada sexo.

Seguindo essas simples dicas, acho que já dá pra dar uma melhorada no cômodo compartilhado. O que acharam? Irmãos conseguem conviver em harmonia num mesmo quarto? Esse é o seu caso? Conta pra gente nos comentários!