você está lendo Tudo o que você precisa saber sobre actions!

Deu pra perceber que quando o assunto é edição de fotos, vocês leitoras e leitores ficam muito interessados nas actions para Photoshop. Desse interesse todo surgem dúvidas aqui e ali: nos comentários dos posts, Twitter, emails, etc. Por isso hoje eu decidi fazer um super post reunindo muito do que já foi falado aqui com outras dicas nunca dadas. Já vá abrindo o Photoshop (ainda não tem?) que a mágica vai começar!

Afinal, o que são actions?

As actions são pequenos arquivos do Photoshop que contém os efeitos que você tanto deseja nas suas fotos. A pessoa que cria a action aplica uma série de efeitos e ajustes numa determinada ordem pra que depois não precise mais repetir todo o processo, já fica tudo gravado e pronto pra ser usado. Imagina ter que fazer os mesmos efeitos manualmente em um ensaio inteiro por exemplo? Com as actions, horas de trabalho de edição foram reduzidas a minutos.

Onde baixar?

Encontrar actions pra baixar na internet não é difícil, aqui mesmo você vê posts com várias na tag actions. Fora daqui, as melhores opções são sites especializados em materiais para Photoshop e outros programas de edição como o deviantART. Existem também comunidades no Orkut feitas só pra isso, quem ainda não migrou pro Facebook vai ganhar algo com isso! Algumas: Diesel ResourcesEverything about ActionsJamil Actions, entre outras.

Como instalar?

Primeiramente você deve baixar e descompactar (se estiver compactado, é claro) o arquivo que contém a action. É super fácil usar programas descompactadores (eu recomendo o WinRar), basta clicar com o botão direito no arquivo e ir em Extrair Aqui ou algo parecido, depende do programa.

A(s) action(s),  sempre no formato .atn vai(ão) aparecer ali mesmo na pasta onde você estiver ou dentro de uma nova que acabou de sair do arquivo compactado, elas podem vir acompanhadas de imagens de antes/depois e outras coisas, mas isso você ignora.

Abra o Photoshop, e arraste a(s) action(s) até a aba de actions do programa. Se essa aba não estiver aparecendo, procure no menu superior a opção Janela > Ações (Window > Actions em inglês).

Como usar?

Abra a imagem que você deseja editar. Na aba de actions estarão listadas todas as que você arrastou para o programa. Procure o botão de play (um triângulozinho deitado) e veja a mágica acontecer! Veja o print pra entender melhor:

Como criar minha própria action?

Agora que você já entendeu como aplicar actions nas fotos, por que não se aventurar um pouco e tentar criar você mesmo as suas? Não é difícil, olha só:

Com uma foto aberta pra ir vendo o resultado, primeiro crie uma pasta na aba de actions com o ícone (1), depois crie uma nova action com o ícone (2). Já está gravando! A partir daí você vai aplicar os efeitos que puder e souber; a maioria deles ficam no menu Imagem > Ajustes e não tem segredo nenhum, o ideal é você ir mexendo e descobrindo o que fica bom nas suas fotos.

Terminou? Clique no ícone de stop (4) e a action vai estar pronta pra receber seu primeiro play (5). Você pode acrescentar mais efeitos numa action depois, é só selecioná-la e clicar no ícone de gravação (3). Para excluí-la, use o ícone de lixeira (6).

E tem algum jeito de editar minhas fotos sem ser com actions?

Claro! Se você não é fã de Photoshop e usa o PhotoScape por exemplo, tem ótimas dicas aqui (em breve um sobre PhotoFiltre!). Agora se bate aquela preguiça de ficar procurando o efeito perfeito seja em qualquer programa, edite suas fotos em sites que fazem isso por você, tudo online! A Bruna já deu a dica de dois ótimos nesse e nesse post.

E aí, gostaram? Consegui sanar as dúvidas de vocês? Se ainda tiverem algumas é só comentar!