você está lendo Leitura: Perto do Coraçao Selvagem

ler-livros-ferias-clarice

Com frases “retwitadas” por toda a internet, Clarice Lispector é mestre da literatura brasileira moderna.A dica da semana é o romance com o qual Clarice estreou , chama-se Perto do Coração Selvagem, que marcando o estilo Clariciano é repleto de introspecção, questões existencialistas e linha de raciocínio fragmentada.

No livro, nos encontramos com Joana, uma jovem/mulher que desconhece a si mesma. Assim como toda adolescente ela é cheia de questionamentos e parece não se adaptar  a lugar algum. Quando alguém  dá ouvidos a suas confusões internas e lhe aconselha, no caso um de seus professores, ela confunde os sentimentos e apaixona-se por ele, sofrendo as armaguras dessa confusão.

Ela encontra na figura do professor  seu porto, seu estado de equilíbrio, com aquela espécie de contemplação.Porém, como parte de um procedimento “ natural”, Joana casa-se com outro rapaz. Sendo ambos cheios de divagações e  com  peculiaridades em sua visão de mundo, o casamento não dá certo.Como consequência, Joana parte sozinha para um processo de auto-investigação tentando descobrir sua essência e resgatar-se em seus próprios pensamentos.

Certa vez, ouvi de um grande professor do Ensino Médio um conselho sobre ler Clarice Lispector. Ele disse o seguinte: “Leia Clarice quando estiver bem consigo mesmo”. E sempre carreguei isso em mente.  Demorei dois anos para terminar um único livro dela, pois cada novo capítulo eu entrava em profundo processo de análise comigo mesma.

Recomendo Clarice para aqueles que buscam inspiração.  A cada leitura em que Clarice questiona a si mesma, consequentemente ela nos induz a um processo de reflexão que automaticamente desperta nosso processo criativo.

Para quem está cansado da rotina, da vida automática, esta aí um bom momento para ler o romance. Vamos nos conectar um pouco com nós mesmos e descobrir que apesar dos erros, as mãos continuam trabalhando; que apesar das decepções, os olhos continuam vendo;  que não importa quantas vezes vocé o tenha remendado, seu coração continua batendo.