Férias, finalmente!

19 de dezembro de 2011
você está lendo Férias, finalmente!

summer

Se existe algo que eu gosto de verdade sobre a escola, são as férias! Não que eu não goste dos trabalhos, das matérias e das provas (tudo bem, das provas nem tanto), mas só as férias trazem aquela sensação de liberdade que e a gente deseja desde o começo do ano. Na primeira semana de aula é tudo maravilhoso, todo mundo se reencontrando, as matérias ainda não começaram aquela rebelião contra nós, e os professores ainda não tomaram birra de nada. Mas é só passar umas duas ou três semanas que as palavras “provas” e “notas” começam a tomar conta da nossa cabeça e a gente começa a maratona de caça ás férias.

A liberdade não é só de acordar tarde e não ter que ir à aula, mas também de poder fazer o que a gente quiser! Dormir, passear, viajar, dormir mais um pouco, sair, ver TV, ouvir música o dia inteiro! Ás vezes, só sentar no sofá e olhar para o tempo já vale a pena!  Para falar a verdade, esse é o meu passatempo favorito nas férias: não fazer nada. Mas tem gente que tem energia de sobra e planeja as férias como se fosse uma rotina de exercícios físicos! Dois dias na casa da prima, três na casa da vó, uma semana na praia, mais dois dias no parque aquático, uma semana no acampamento, fim de semana na casa da amiga… UFA!

Só de pensar eu fico cansada! Tudo bem, dois meses inteiros é muito tempo pra ficar enfiada no sofá vendo a vida passar. O gostoso é aproveitar cada minutinho do verão, que nesse nosso país tropical, é quente de matar! E por falar em Brasil, nós os brasileiros, somos loucos por um feriado! É só virar o ano que já estamos correndo atrás de um calendário pra saber qual feriado vai cair na segunda-feira pra poder prolongar a folga do fim de semana! Mas também, a gente merece! Aguentar a pressão do ano inteiro não é pra qualquer um. Na verdade, é uma tarefa obrigatória e difícil pra todo mundo, mas só os estudantes tem o privilégio de sair de férias duas vezes por ano… Então, o segredo é aproveitar cada pedacinho desses dias de alegria, descanso e liberdade, seja da forma que nos vier à cabeça, – dormindo, brincando, viajando, namorando – porque depois que a gente cresce, acredite, o ano fica cada vez mais longo, as férias, cada vez mais curtas, e a oportunidade de se enfiar no sofá para ficar horas vendo a vida passar dá lugar aos compromissos e compromissos… Ah, mas nada de falar de compromissos agora, afinal, estamos de férias!