você está lendo Como fazer o “fundo desfocado” no PhotoShop!

efeito-bokeh

Uma das principais dúvidas de quem começa a trabalhar ou se divertir com fotografia, é a de como fazer aquele efeito de fundo desfocado nas fotos. Essa também é uma das perguntas que mais recebo por comentário e email quando posto look do dia utilizando a lente 35mm f/1.8 na minha Nikon D5000.

Para que vocês entendam melhor do que estou falando, vejam a diferença entre essas duas fotos:

efeito-bokeh-fundo-desfocado

O fundo da primeira imagem está bastante embaçado, dando assim total destaque para o homem de terno.  O nome disso que chamamos de “efeito desfocado” é na verdade bokeh. Um termo usado no mundo todo referente às áreas fora de foco e distorcidas da fotografia. Essa peripécia que valoriza bastante a foto é possível graças as lentes com grande abertura de diafragma (geralmente f/1,8 ou f/1,4) que diminuem drasticamente a profundidade de campo.

O problema é que essas lentes costumam ser meio caras. Como comentei com vocês na wishlist de Natal, estou há tempos louca por uma Objetiva Nikon 50MM F/1.4G AF-S D mas ainda não tive coragem de fazer o investimento, que equivale a quase o mesmo valor que paguei na própria câmera R$1.439,10 ou mais.

Dia desses, visitando sites de fotografia gringos, conheci a Alien Skins. Uma empresa que é especializada, entre outras coisas, em produzir plug-ins para o Photoshop. Recentemente, eles lançaram um plugin chamado Bokeh 2, que permite alterar completamente o foco da uma imagem. Esse tal plugin contem inúmeros presets de efeitos e simulações de lentes que lhe dão um resultado bastante fiel.  É óbvio que fiquei super curiosa, e resolvi baixar e instalar o plugin. Testei em algumas fotos, e trouxe para vocês verem a diferença.

bokeh-on-photoshop

bokeh-pics

bokeh-ps

O plugin e o site são em inglês. Para entender a ferramenta basta das uma olhada nos tutoriais incríveis do canal no youtube que ensinam como aplicar cada efeito. Em poucos minutos você já consegue aprender a fazer bastante coisa legal.  Quer dizer que pode correr e usar? Sim, eles disponibilizam para download uma versão de testes que funciona durante quinze dias. Ou seja: Quem quiser ter ele em casa com todas as funcionalidades liberadas terá que comprar online e desembolsar $199.

Sinceramente não sei se pagaria esse valor, mas adorei muito o plugin e vou continuar editando minhas fotos por lá enquanto der. Não é a mesma coisa que tirar com a própria lente, mas é uma opção boa para quem assim como eu tá juntando para fazer o investimento.

Vocês curtiram o plugin? Vão testar também? Se sim, não esqueçam de deixar nos comentários ou mandar para o meu twitter @depoisdosquinze o link das edições que fizerem. Adoro quando vocês colocam a mão na massa e usam minhas dicas! Não sou expert em fotografia, mas me interesso bastante pelo assunto. Sempre que achar coisa legal por aí compartilho com vocês, tá? Sintam-se à vontade para fazer o mesmo.