você está lendo Como vencer a insegurança e a timidez?

timidez

Uma leitora me mandou um e-mail pedindo uma dica para vencer a insegurança e a timidez. Se conselho fosse bom a gente não dava, vendia. Mas, se fosse para dizer algo eu diria: “Pare de olhar para fora e comece a olhar para dentro”.

O problema de pessoas inseguras e tímidas, é que elas nunca prestam atenção nelas mesmas, porque estão sempre olhando para os lados. E pior, elas enxergam somente aquilo que elas querem ver.

Quem disse que a menina mais bonita e popular da escola não tem problemas? Quem disse que antes de sair de casa de manhã ela não se olha no espelho e odeia todos os defeitos que tem?

A diferença entre ela e você, é que ela tem consciência de que ninguém é perfeito. Ela sabe que viver tentando agradar é um grande desperdício. Ela sabe que todo mundo tem seus próprios fantasmas e que ninguém esta preocupado com os dela, a não ser ela mesma. É preciso olhar para dentro, se conhecer, se permitir, se perdoar. Agora, se quer uma dica mais prática, é necessário fazer desta luta uma batalha diária.

Se a timidez e a insegurança prejudicam sua vida, seu dia a dia, seus estudos e te deixam mais distantes de realizar seus sonhos, você precisa lutar. Eu posso receitar alguns clichês, mas que geralmente funcionam, ou não seriam clichês:

– Procure ajuda médica, como um psicólogo. Falar com o profissional às vezes pode ser melhor que falar com a amiga que já nos conhece e vai repetir como um papagaio: “você é linda, esperta, engraçada. Pare de se torturar e abre os olhos para enxergar a pessoa maravilhosa que você é”. E nem é culpa dela, é que você é tudo mesmo, só não consegue enxergar.

– Se você é muito tímida, force-se! Sério. Faça aulas de teatro. De dança. De qualquer coisa que faça com que conviva com o maior número de pessoas possível. A pratica leva a perfeição. Ou quase isso porque como sabemos a perfeição não existe.

– Lembre-se: ninguém é perfeito (não falei?).

– Não olhe para os lados. Sério. Não olhe para os lados. Se você é baixa, não gaste energia odiando ser baixa e desejando que na outra vida venha do tamanho de uma girafa. Saltos foram inventados para isso. Use-os. Se você é alta. Não se curve, não se esconda. Desfile. Homens gostam de mulheres confiantes. Altas. Baixas. Magras. Gordas. O que conquista é a confiança. Aquele brilho que a pessoa tem. Aquele algo a mais que ninguém explica.

Clarisse Lispector já disse: “Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”. Portanto, não se leve tão a sério. Ria de você mesmo. De repente aquilo que você tanto odeia, é o que te torna única, especial e exatamente por isso, incrível!