você está lendo Leitura: Lolita de Vladimir Nabukov

Lolita - plaid skirt

Extendendo a relação música-leitura, hoje a dica é de um livro mais maduro. Essa obra recebeu diversos adjetivos ao longo dos anos, como: genial, controverso, entre outros. Mas, sem dúvida, o que mais combina com ele é polêmico. Para as que já passaram dos quinze, uma leitura mais critica para refletir como foi seu amadurecimento. Para as mais novas, um alerta e a oportunidade para aprender a se desvencilhar das situaçoes que a vida pode armar.

O livro é Lolita, de Vladimir Nabukov publicado em 1958. Ele é o diário do professor francês de meia idade Humbert Humbert [ficticio] que após um matrimonio mal sucedido vai passar um tempo nos Estados Unidos onde se apaixona por uma menina de 12 anos, Dolores, filha da dona da casa onde estava hospedado.

Humbert Humbert é fascinado por garotas mais jovens desde que perdeu Annabel, o grande amor de sua vida aos 14 anos. O próprio Humbert se considera um sujo e imoral por prestar atenção naquelas a que ele chama de ninfetas. Ninfeta é um termo que deriva da palavra Ninfa, divindades menores da mitologia grecolatina, e é usado pelo narrador pois esse acredita que as meninas que ainda não chegaram na adolescencia tem algo em sua natureza que é mistico, não real.

Dolores, a Lola, Lo, Lolita tem doze anos e é considerada uma garota comum da época. Muito astuta, ela tem plena consciência de seu poder e dos efeitos que causa em Humbert, abusando assim, de seus caprichos e manhas. Contudo, por ser imatura, não sabe para onde essas “brincadeiras” a levarão.
Lolita é um livro que causa divergência entre os literrios. Alguns dizem que é escrita e temática pobres. Outros, o avaliam como composição e solução ao mesmo tempo de um tema dificil de ser trabalhado na época. O livro não é uma leitura fácil e exige atenção, pois é completamente descritivo, uma vez que a história é a memória de Humbert Humbert sobre os hábitos norte americanos e seu desejo reprimido. Afinal é um professor maniaco ou um adolescente frustrado?

Belinda, cantora pop mexicana, lancou em seu último album, Carpe Diem, uma música homonina ao livro de Nabokov. (Clique aqui para assistir o clipe da Belinda) Segundo a prúpria cantora, ela escreveu sobre uma Lolita nos tempos atuais, com mais atitude, provocante e exigente. Uma Lolita que sabe o seu valor. Por isso, pergunto: Quais sao os valores que uma garota deve saber preservar?