Viagem: Check list

20 de setembro de 2011
você está lendo Viagem: Check list

Olá! Hoje começo aqui no Depois dos Quinze uma sessão especial sobre viagens e intercâmbios.  Escrever sobre isso para vocês será um prazer. Então, a pergunta de hoje é:  Para onde ir depois dos quinze?

Fazer uma viagem exige uma preparação antecipada. Para tudo correr bem é preciso pensar em cada detalhe e esse check list inicial é essencial para sua organização:

Decidir a data da viagem: Será nas férias do meio do ano ou no final? Para intercâmbios de 6 meses até 1 ano, será quando você terminar o colegial ou vai pausar um ano de seus estudos?

Custos da viagem: Primeiro, veja suas economias e consulte seus pais para saber qual a verba disponível para sua viagem. Pensar em estadia, duração da viagem e destino é muito difícil sem ter em mente o quanto você pode gastar. Saiba qual é a verba disponível e faça seu planejamento dentro dela. Claro que mudanças ao longo do caminho podem acontecer e talvez você descubra que vai precisar de um pouquinho mais de dinheiro. Mesmo assim, é super importante você ter uma ideia de quanto pode gastar.

Passaport e Vistos: É essencial que você possua toda a documentação necessária para realizar sua viagem com tranqüilidade. A minha dica é: solicite o Passaport e Visto o quanto antes! O Passaport pode demorar até 6 meses para ficar pronto, pois é tudo muito burocrático. A facilidade para o Visto depende do país. O Visto americano, por exemplo, demora no mínimo 3 meses. Se o seu RG é antigo e já está meio velhinho você vai ter que tirar um novo para fazer o Passaport. Se você está planejando seu intercâmbio com antecedência, já nessa fase inicial comece a preparar esses documentos. Assim você planeja a sua viagem enquanto eles ficam prontos e não corre riscos.

Com os pais, amigos ou sozinha?: Saber quem vai te acompanhar nessa viagem te ajuda a pensar em uma série de possibilidades.  Viajar com os pais é sempre muito bom, as preocupações diminuem e controlar os gastos é mais fácil. Com amigos a coisa fica mais complicada. Em uma viagem você passa por momentos incríveis e divertidos, mas algumas vezes passa por algumas dificuldades também. Pense se a sua companhia é agradável para conviver no dia a dia e se vai estar do seu lado em caso de imprevistos. É importante que você viaje com aqueles amigos que você tem certa sintonia sabe? Conviver com alguém dia e noite, por muito tempo, não é fácil e você deve poder contar com o seu parceiro não só nos momentos legais. Viajar sozinha é uma experiência impressionante! Muda suas idéias, suas opiniões sobre o mundo e você amadurece muito. Entretanto, essa é a opção em que você precisa ficar mais atenta e tomar mais cuidado. Será que com o seu inglês você já consegue se virar sozinha? Em casos de emergência, quem você procura? Sabe controlar seus gastos até o final da viagem numa boa? Essa opção é para aqueles que gostam de conhecer novas pessoas, mas também para aqueles que gostam de ficar sozinhos e curtir seus próprios pensamentos.

Uma grande viagem muda sua vida, seus conceitos sobre o mundo e dá uma força da construção da sua personalidade. Pense em tudo com carinho desde o início. Aqui no blog vou escrever sobre cada tema mais detalhadamente. Explicar desde como você faz pra solicitar o Passaport até qual a melhor maneira de fazer sua mala nos dias antes da viagem! E claro, vou escrever sobre destinos bacanas!

NOTA: Pessoal, estou participando do processo seletivo para ser Embaixadora da STB e poder escrever sobre o mundo inteiro. Se gostou do meu post e quiser me dar uma ajuda é só clicar no coraçãozinho azul da minha página. Obrigada :)