você está lendo Guia da primeira compra de make!

A maquaigem é a melhor amiga de quase todas as mulheres. Vamos combinar né? Nós já nascemos praticamente prontas pra usar ( ou brincar) com os produtos de beleza. Lembro que quando eu era bem mais nova, tinha uma daquelas bonecas medonhas (só cabeça) de make. Junto com ela ganhei um estojo de sombras, e é claro que a coitada ficava sem nada e eu ia pra escola com sombra por toda parte. Depois disso, na pré-adolescência, evolui para os famosos estojos de farmácia.

Foi só depois que passei a ganhar meu próprio dinheiro, que comecei a investir mais grana nesse tipo de produto. Em paralelo, o meu interesse por blogs e revistas de beleza cresceu, e as resenhas patrocinadas aqui para o Depois dos Quinze também começaram a surgir. Isso me tornou um pouco mais exigente.

Passei tempo demais dando mais importância ao preço do que a qualidade. Lembro que ia na farmácia comprar um algodão ou uma acetona e saia de lá com vários produtos baratinhos com embalagens perfeitas/ promessas milagrosas. Uma comprinha de R$20 ali, outra de R$15 aqui, no final do mês, uma necessaire lotada de coisas inúteis que só serviam pra ocupar espaço e fazer bagunça. O pior é que no total, o dinheiro gasto daria pra comprar um ou até dois dos produtos que realmente queria, de qualidade. Graças a Deus nunca tive problemas alérgicos, mas já vi e ouvi falar de pessoas que ficaram com cicatrizes horríveis por usarem produtos de péssima qualidade.

Pra nossa sorte existem hoje centenas de lojas virtuais que disponibilizam produtos de qualidade, com um preço bem melhor do que costumamos ver por aí, nas ruas. Mas, na hora de comprar na internet, sei que rola aquele medo de investir um grana boa em produtos de beleza. Pensando nisso, resolvi montar um guia básico da primeira compra de make. Indiquei produtos básicos que eu uso sempre nos tutoriais, e acho que são fundamentais pra quem tá começando agora.

O make pro dia a dia é algo mais leve. A intenção não é ficar com aquela aparência falsa de boneca. Quanto mais natural, melhor. Tipo: “Acordei assim, beijos”.  Precisamos de produtos que durem e não prejudiquem a pele (afinal, nós o usaremos todos os dias). Recomendo cores mais neutras como marrom, preto, rosa cor de boca… Principalmente se você estuda pela manhã e morre de preguiça de acordar cedo pra fazer algo mais trabalhado. Essas cores ficam bem com todos os tons de pele, e são bem fácies de combinar.

Professional Kohl Eye Liner AvonSempre procurei um lápis de olho como esse da Avon. Quando recebi e testei, nem acreditem que ele custava tão pouco. A linha é realmente “Professional”: Cor forte, ponta macia, espojinha pra esfumar atrás, e uma excelente duração. O meu predileto!

Blush Compacto Vult – A Vult é a “baratinha” que eu mais gosto. Os produtos costumam não me decepcionar. Tenho esse blush deles e acho bbb: Bom, bonito e barato. Uma duração OK e uma variedade bacana de preços.

Duo de Sombras Renew com Reparador para a Área dos Olhos –  Esse Duo é o que eu mais uso. Há uns quatro meses ganhei três potinhos desse da foto, e de tanto usar, já estou no último. São cores básicas, mas para o dia a dia, recomendo mesmo é o Avelã e Dourado iluminador. Apenas com esse Duo dá pra fazer um make iluminado e com côncavo marcado. O dourado é mais para um perola claro sabe? Um levo brilho em dourado, nada muito glam, ideal para o dia a dia mesmo. O marrom/avelã é opaco, bem basicão pra qualquer look.

Base líquida Capricho do O Boticário – Essa base foi me ganhando aos poucos. Primeiro pela embalagem que é fofa demais. Depois pelo cheirinho, que assim como quase todos os produtos do O boticário, é incrível. Gosto muito dessa porque o preço é relativamente barato, e ela tem um acabamento mate/opaco/fosco. Como eu tenho a pele bem oleosa, segura durante todo o dia aquele brilho desnecessário.

Pó Compacto Make B. d0 O boticário –  Tem uma textura muito fina, ou seja o acabamento é natural, e não nos deixa com a cara pesada e com a sensação esquisita de que colocámos produto a mais. Deixa a pele muito suave, e com aspecto saudável. O que mais gosto neste produto, é mesmo sua capacidade de retardar a oleosidade que aparece na pele. Para quem tem a pele oleosa é um bom produto, com a vantagem de ter FPS de 15 o que é sempre bom.

O make elaborado é aquele look mais ousado e chamativo. Ideais pra festas e ocasiões especiais. Agora nós estamos em busca de produtos que criem um aspecto artificial, mas claro, nada de exageros. O segredo pra não errar é buscar sempre equilibro. Um olho marcado? Pega leve na boca. Um batom chamativo? Delineador ou/e uma sombra iluminadora.

Diorskin Nude Teint Fraîcheur Effet Peau Nue – De todas as bases que já experimentei, essa foi a que mais me impressionou. Ainda não investi meu dinheirinho no produto, mas já tive a oportunidade de usar na casa de uma amiga. A cobertura é maravilhosa, o cheiro é a cara da riqueza, e a duração pelo que li na internet, não decepciona.

Pro Longwear Lipcreme da MAC – O preço é salgado, mas o batom da linha Pro Longwear Lipcreme da MAC, que alías, acabou de chegar ao Brasil, cria uma espécia de filme flexível sobre os lábios, que promete alta resistência. Ou seja: Usar nos dias de festas, sem se preocupar com o batom. Na hora que você passa ele parece um batom normal. Bem cremoso, espalha bem. Alguns segundos depois ele começa a “secar” e fica com uma textura bem diferente. Não fica matte, mas não fica cremoso. Ele parece que gruda na boca.

Paleta 120 cores + Kit de pincéis para bolsa – Ganhei uma paleta dessas no começo do ano passado. Lembro que quando ela chegou, me senti A MAQUIADORA profissional. A variedade de cores é muito grande  e isso nos permite criar e copiar aqueles looks mais sofisticados que as gringas ensinam no youtube. A pigmentação é boa, claro que não dá pra comparar com os produtos da m.a.c, mas né, existe primer justamente pra isso.

Capricho Cores Superbrilho Sombra em Pó – O glitter dessa sombra apesar de intenso, é muuuuuito pequeno, o que faz com que ela seja ainda mais bonita e útil. Explico: Quanto menor for a partícula do produto, maior é a sua fixação na pele e mais natural é o efeito final. Além disso, você pode usar sob uma outra sombra de qualquer outra cor (e opaca), apenas para dar o brilho do “glitter”, sem medo de ficar pesado demais ou perder a cor da sombra escolhida.

Paleta 15 – Base & Corretivo – Nunca dei muita importância pra corretivo. Passava um qualquer e pronto. Resultado: Eu sempre ficava com cara de múmia nas fotos. Depois que comecei a usar essa paleta, misturando uma cor com o outra, consegui chegar ao mais próximo possível do tom da minha pele. Ela tem também aquelas cores diferenciadas, pra cada tipo de correção. Corretivo Amarelo: Corrige imperfeições arroxeadas, como por exemplo as olheiras. Corretivo Lilás: Corrige manchas de pele. Corretivo Verde: Para manchas de acne.

Cílios The Falsies Volum’ Express da Maybelline – Essa é a minha mais nova máscara queridinha! Achei ela bem melhor do que a The Colossal (aquela amarela),  tanto pra aplicar (o pincel é mais curvadinho), quanto na durabilidade. Ela deixa os cílios enormes, separadinhos e mais encorpados, tudo isso com duas ou três camadas.  Como o próprio nome já diz, um efeito bem de boneca e falso. Amo.

 

Soft Face Capricho Gel Creme Hidratante Facial FPS 12 Não consigo explicar com palavras o quanto esse creme é incrível.  Sério, sem dúvida alguma, para pele facial, o melhor que já usei. Além de ter protetor solar e ser hidratante essa belezinha ainda possui efeito matificante, ou seja, controla a oleosidade no decorrer do dia. O legal é que a absorção é super rápida, dá pra passar e já ir se maquiando sem se preocupar com muita coisa.

Soft Face Capricho Gel Secativo p/ Acne Eu não sou de ter muita espinha (daquelas enormes que parecem um vulcão em erupção), mas quando tenho aparece logo na ponta do nariz. E o pior é que é sempre naqueles dias que eu tenho uma super festa ou uma sessão de fotos importantes.  Encontrei a solução nesse produto. Foi o único que realmente fez diferença em curto prazo, o que vamos combinar, em casos como o meu, é o que realmente interessa. Assim você usa dá pra sentir aquela ardência, e algumas horas depois, a espinha diminuir.

Creme Face Perfector Magix da Avon –  O que ele promete? Evolução do Primer, uma cobertura pré-base que deixa a pele impecável o dia todo. Controla o brilho da pele por até 10h e disfarça a aparência dos poros dilatados e linhas finas. Pode ser usado sozinho. Incolor, para homens e mulheres. O que eu achei? Amor, muito amor. Logo após da aplicação já dá pra perceber a pele mais uniforme, suave e aveludada. O cheiro é um pouco forte e vem pouco na embalagem (30ml), mas o resultado (PRA MIM) foi exatamente o que a embalagem prometeu. Usei hoje para ir em um casamento, e agora, oito horas depois, a base e pó continuam aqui, firmes e fortes.

Gel de Limpeza Gel Creme 2 em 1 Anti-Cravos Pure Zone –  Uso esse produto pelo menos uma vez por semana. Ele funciona como uma espécie de máscara purificadora. Limpa, desobstrui os poros em profundidade e remove as células mortas e o excesso de oleosidade. Tratamento ideal para quem assim como eu, usa maquiagem todos os dias. Depois que comecei a usar notei que as espinhas se tornaram mais mais raras.

tipos-de-pinceis-makeup

1 – Esse pincel é conhecido como kabuki e apesar de não ser muito conhecido,  tem várias funções. Pode ser usado para produtos em pó. Como ele costuma ser bastante denso, é recomendado também para maquiagem mineral; por exemplo, base em pó. Também pode ser usado para esfumar blush, iluminador, bronzer, etc. Lembre-se: Sempre com movimentos circulares.

2 – Ideal para pó facial. Indispensável também. Quase sempre denso e com largo diâmetro; arredondado. Bem parecido com o kabuki, mas pode ser menos denso. Cerdas naturais*.

3 – Para blush – outro que não deve faltar na sua coleção. Este da imagem, tem as cerdas cortadas diagonalmente – ou chanfrado, palavra normalmente usada para definir este corte. Quando chanfrado, a ponta do pincel pode “encaixar” nas profundidades do rosto para o blush ou bronzer. Porém, para a plicação do blush, o pincel pode ser redondo.

4 – Para base líquida ou cremosa, mas também uso para aplicar corretivo nas olheiras e manchas. As cerdas devem ser macias e compridas para dar movimento. O movimento na aplicação deve ser vertical e horizontal, e não circular, porque o pincel é levemente achatado.

5 – Esse pincel é conhecido como duo fiber, usado geralmente para base líquida e dar um acabamento mais natural que o pincel de base acima.Também pode-se aplicar com ele produtos em pó, como iluminadores e blushes. É chamado de duo fiber porque mistura cerdas naturais com sintéticas – assim, ganha densidade e várias funções, como aplicar líquido e pó.

6 – Para corretivo líquido ou cremoso, tem as mesmas cerdas que o princel para base líquida (4). Tem cerdas menores e curas para a plicação em pequenas áreas.

7 – Pincel para lábios, costuma ter cerdas firmes, mas macias. Tem pequenas cerdas, arredondadas, para também fazer o contorno dos lábios mais detalhadamente. Normalmente é de cerdas sintéticas para que elas não absorvam o batom ou gloss.

8 – Pincel para delinear os olhos, este tem bem poucas cerdas, médias, mas firmes. Serve para aplicar delineador líquido, cremoso ou em gel. Por ser pontiagudo, faz traços finos com precisão. Há pincéis de mesmas características, exceto por ter mais cerdas, fazendo com que sejam mais largos horizontalmente – estes, faz traços mais largos. Cerdas sintéticas.

9 – Para delinear os olhos também, mas este é achatado, mais largo e chanfrado. É para quem não tem muita precisão para delinear, pois o traço é rapidamente feito. O chanfrado ajuda a seguir o traço ao longo da linha dos cílios. Também faz traço fino. Cerdas sintéticas.

10 – Para aplicar sombras em pó nas pálpebras, é arredondado e largo a ponto de abranger boa parte da área da pálpebra. As cerdas, geralmente naturais, devem aderir as sombras em pó para a aplicação nas pálpebras. Também pode ser usado na aplicação de iluminador (sombra mais clara que sua pele) abaixo das sobrancelhas.

11 – Para sombras em pó no côncavo ou detalhes, tem o mesmo tipo de cerdas do pincel para pálpebra, mas é redondo e com menor largura. Também é ótimo para o “V” externo nas pálpebras, que depois é esfumado com o pincel a seguir, e para aplicar sombras na linha dos cílios inferiores.

12 – Para esfumar sombras, tem cerdas macias e compridas. Com movimento de vai-e-vem, esfuma as cores e dá o efeito chamado “smoke look” (visual esfumado). Também pode aplicar o iluminador abaixo das sobrancelhas e aplicar as sombras, caso queira o visual esfumado.

13 – Recomendado pra sombras e primers cremosos, é levemente achatado e arredondado. Por normalmmente ser de cerdas firmes, embora macias, tem esta função também de ser usado com produtos cremosos. Eu costumo passar sombras cremosas com os dedos mesmo, mas tem gente que usa bastante este tipo de pincel.

1 – Kit de 18 pinceis – Preto Bolsa por R$139 na Pink Gloss

2 – Kit de 22 pincéis – Roxo Metálico por R$149 na Pink Gloss

3 – Kit de 12 pinceis – Vermelho por R$69,90 na Pink Gloss

4 – Kit de 20 Pincéis – Branco & Rosa por R$139,90 na Pink Gloss

Ufa! Terminei! Espero que vocês tenham gostado das dicas. Esses são realmente os produtos que eu mais uso, gosto e recomendo. Lembrando que estou aberta para dicas, truques e indicações ok? Comentem qual produto vocês não dispensam por nada nesse mundo! Vamos compartilhar boas informações!

Créditos: Gifs exemplo pincéis do site da Capricho.