você está lendo Pelo que vale a pena brigar?

Sempre achei graça de pessoas que ferem a própria garganta ao gritar para o mundo, na tentativa de fazer entendida sua afirmação, que são pessoas únicas. Afinal, quantas pessoas existem no mundo? Será que você consegue ser tão diferente assim? Garotas que querem provar que têm estilo e personalidade e pintam o cabelo de rosa, verde, laranja ou roxo apenas para não pertencer ao grupo das pessoas entediantes que aceitam a realidade de ser exatamente como os demais.  O engraçado é que ao fazerem isso elas não se dão conta de que estão fazendo parte de outro grupo. O grupo das garotas que precisam pintar o cabelo de rosa, verde, laranja ou roxo, apenas para não pertencer a grupo nenhum. Sempre achei que estas garotas não se davam conta de que a) uma pessoa com personalidade não precisa provar nada para ninguém e b) a personalidade vai muito além da aparência física.

Mas hoje cheguei à conclusão de que não é bem assim. As pessoas não gostam, não toleram ou não têm paciência para lidar com as diferenças alheias. Ninguém parece respeitar a opinião de ninguém. Todo mundo quer estar certo sobre tudo. Quem gosta de sertanejo acha que o restante das músicas é um lixo. Quem gosta de Tarantino acha que é bonzão. Quem lê Veja acha que é mais interessante. Quem está namorando morre de pena de quem esta sozinho. No meio de tudo isso quem gosta de funk recebe olhares tortos. Quem odeia Tarantino tem que responder a mesma pergunta toda vez que alguém diz que o cara é genial. Quem lê Nova tem que provar que não é alienada e quem esta sozinha tem que aprender lidar com os olhares de pena que recebe das amigas.

Ninguém precisa provar nada para ninguém, ainda sim, o que as pessoas mais fazem é exigir explicações, todos os dias. Por isso, entendo o ímpeto de quem precisa externar sua personalidade. É como colocar uma placa que diz: “Cuidado. Eu sou diferente e não me importo com o que você pensa!”. Como as pessoas geralmente julgam o livro pela capa, elas não farão questão de conhecer o que está além do cabelo rosa. O que pode ser bom neste caso.

Mas existe outra coisa que funciona tão bem quanto, o tempo. Com o tempo a gente percebe que as pessoas irão pensar de você o que elas quiserem e que tentar provar o contrário é chato, cansativo e inútil. Essa é uma das brigas que ganha, quem desiste!