A agenda

07 de setembro de 2011
você está lendo A agenda

Achei uma agenda antiga da Barbie enquanto procurava um chapéu preto (para o último look, aliás) em cima do guarda-roupa da minha mãe. Ela estava empoeirada, mas ainda tinha o cheiro de tutti-frutti de quando eu a comprei há uns seis anos. Me perguntei porque diabos ela estava lá. E ao limpar, abrir e follhear consegui responder essa pergunta.

Em meio a desenhos tortos e frases sem sentido, comecei a me lembrar das pessoas que passaram pela minha vida e que naquela agenda, permaneceram. São amigos, colegas, professores, vizinhos, sonhos, medos, planos, vontades e eu. Tantas histórias que eu já nem me lembrava mais.

Eu queria ir em show da banda RBD. Fazer um piquenique com as minhas melhores amigas. Preencher minha lista telefônica com nome de amigos. Ganhar meu primeiro celular. Parar de usar óculos. Viajar sozinha de ônibus. Conhecer alguém que gostasse realmente de mim. Um cachorrinho de estimação. Tirar fotos legais no final de semana. Criar um blog.

Enquanto escrevo isso aqui, percebo o quanto viver é uma loucura. É como se a gente entrasse no mar, e mergulhasse de cabeça na água, na onda. E a maré, como se fosse o tempo, nos levasse para lugares inesperados e inimagináveis. Quando abrimos os olhos, ou sei lá, encontra uma agenda, vemos o quanto estamos longe do eramos, e perto do que somos.

Minha agenda ficou lá por tanto tempo pra aparecer agora e me fazer lembrar de tudo. Pra ter a certeza de que não fiz todas as escolhas certas e que me enganei feio com algumas pessoas. Que eu não sou nem preciso parecer perfeita. Que o tempo não tem a ver com a importância. Que o amor de verdade, esse sim, dura. O resto é resto, e pra ele, na minha vida, sobra só espaço uma agenda empoeirada em cima do guarda-roupa da minha mãe.

Pra finalizar, um clipe lindo do rapper Lil Wayne que fala sobre como amar – e demostrar isso – pode mudar tudo.

Emocionante e verdadeiro.