Xô, mau olhado!

15 de agosto de 2011
você está lendo Xô, mau olhado!

“Só pode ser inveja!” – Já parou para pensar em quantas vezes você repete esta frase por dia? Toda vez que algo dá errado, ou quando você encontra algum problema, ou quando você sente que tudo o que as pessoas fazem é criticar você, a inveja é sempre a primeira resposta que vem a sua cabeça.

Você costuma dizer que não entende o que há de errado, já que você não tem nem metade do que gostaria de ter. Já que não tem um cabelo de atriz de cinema, ou a maquiagem mais cara ou as roupas que acabaram de descer da passarela do São Paulo Fashion Week, tão pouco o namorado protagonista da novela das oito. Você repete para si mesma que é uma menina simples, que não entende por que todas as pessoas do mundo implicam com você ou porque tudo tende a falhar justo na sua vez e, na falta de argumentos, ou talvez na preguiça de analisar a situação, você simplesmente diz: “Só pode ser inveja!”.

Já se perguntou o que é a inveja? A inveja é o desejo de possuir algo que não é nosso. É olhar para a vida do outro e parar de viver a sua, desejando que o outro se dê tão mal quanto você acredita que se deu. Agora me diz, porque as pessoas iriam invejar uma pessoa que, de acordo com você mesma, não tem absolutamente nada de especial?

Não se engane: a única pessoa que parou de viver para observar a vida dos outros, foi você. Ao invés de reclamar dizendo que precisa tomar banho de sal grosso, comprar um vaso de pimenta para colocar atrás da porta e fazer todos os rituais para espantar mau olhado, separe alguns minutos do seu dia para pensar porque algumas coisas sempre dão tão errado, afinal, situações, lugares e pessoas sempre mudam, elas têm apenas uma coisa em comum: você.

Não tenha medo de descobrir que você errou. Só assim poderá mudar e caminhar em direção ao sucesso, sem a ajuda de pés de coelho, trevo de quatro folhas, pés de arruda ou banhos de sal grosso, porque quem para de olhar para fora e começa a olhar para dentro, não precisa de sorte para conseguir o que precisa, só de determinação! Não seja seu pior inimigo.