você está lendo Parte 2: Os perigos dos transtornos emocionais!

Os perigos dos transtornos emocionais!

Na semana passada, foi falado aqui no blog sobre dois dos distúrbios mais sérios causados pela tristeza súbita e muitas vezes repentina. Semelhantemente a esses distúrbios emocionais, existem outros que são caracterizados muitas vezes pela ansiedade exagerada, que se não forem tratados, podem trazer sérios problemas de saúde.

TOC

O transtorno obsessivo compulsivo é caracterizado principalmente pela ansiedade e por pensamentos compulsivos e repetitivos. No geral, trata-se de pensamentos exagerados relacionados à higiene e ao comportamento da pessoa.  Algumas pessoas escondem tal doença da família exatamente por saber que se trata de atitudes um tanto exageradas e “estranhas” perante a sociedade. Outras desconhecem a razão de suas atitudes e passam a tratá-las como atitudes normais de um ser humano. Essas obsessões aumentam o nível de stress da pessoa e contribuem mais ainda para o aumento da ansiedade (que talvez seja o motivo de tais atitudes).

A partir do momento em que essas idéias persistentes e obsessivas trazem sofrimento para a pessoa e interfira muitas vezes no seu aprendizado e nas relações interpessoais, é hora de procurar a ajuda adequada e iniciar o tratamento.

Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico é um problema extremamente sério de saúde e é caracterizado pro crises repentinas e sem motivo aparente, onde a pessoa passa a sofrer de certas fobias. Quando uma crise está para acontecer, a reação do corpo é tentar fugir de “algo terrível” acarretando diversos sintomas físicos como boca seca, calafrios e palpitações.  A pessoa, então, passa a sofrer de um terrível medo de perder o controle, de sofrer outras crises e muitas vezes até o medo da morte.

A síndrome do pânico é um problema super sério de saúde e deve ser tratado o quanto antes.

Como ajudar? E o tratamento?

Para ambas as doenças existem um tratamento adequado e só uma pessoa especializada pode dizer do que realmente se trata. Se a ansiedade é incontrolável e tem feito muito mais, talvez seja hora de procurar ajuda.

Muitas vezes e infelizmente, estes distúrbios emocionais como todos esses que foram tratados aqui (Depressão, T. Bipolar, Síndrome do pânico e TOC) podem ser interpretados como certo tipo de fraqueza e não como uma doença. Mas não! Distúrbios emocionais relacionados à tristeza, ansiedades e diversos outros que existem por aí são extremamente graves e devem ser levados a sério. Não é vergonha nenhuma pedir ajuda. Quanto antes a pessoa for ajudada, melhor é.