você está lendo Os perigos dos transtornos emocionais!

A baixa auto-estima e a tristeza repentina acontecem na vida de todos nós e, geralmente, caracteriza uma fase triste da nossa vida, por algum motivo bem particular e que logo tem fim. Diferentemente, existem casos em que toda essa angústia, além de mais forte, duram por muito mais tempo. Os transtornos que essa angústia trás podem não ser facilmente percebidos e tendem a trazer conseqüências graves em longo prazo na vida de uma pessoa.

Por tanto, nada mais justo do que conhecer um pouco sobre dois dos principais transtornos emocionais que atingem as pessoas exatamente nesse momento que estão formulando sua personalidade e sua vida social, no caso, na adolescência.

Depressão

A depressão não é falta de força de vontade, não é preguiça e não é uma tristeza qualquer. É uma doença séria e, para tanto, também apresenta sérios riscos à saúde.

No geral, não existe uma só causa que leva a depressão. Cada um apresenta um motivo singular que o leva ao estado depressivo e geralmente pode estar relacionado com alguma perda, dores ou uma razão desconhecida onde nem a própria pessoa sabe o motivo de tais atitudes.

Todas nós aqui sabemos que ter depressão é diferente de se sentir triste uma vez ou outra, até porque tristezas fazem parte da nossa vida. O problema está exatamente a partir do momento em que essa tristeza passa a durar mais tempo do que o necessário e sem nem perceber, isso começa a afetar fortemente a pessoa que sofre desse sentimento.

Dentre os principais sintomas da depressão estão inclusos um estado muito forte de tristeza na maior parte do tempo, fadiga, insônia, perda ou ganha significativa de apetite, falta de concentração e tentativas que vão contra a própria vida. Se esses sintomas são apresentados rotineiramente e já duram algum tempo, talvez seja à hora de procurar ajuda.

Transtorno Bipolar

Já ouvimos muito falar dessa doença, não é mesmo? Assim como a depressão, ela não representa uma mudança qualquer de humor que geralmente é caracterizada por alguma atitude cotidiana. Transtorno bipolar é um distúrbio sério que é marcado pela mudança extrema e repentina de humor. Ora a pessoa está eufórica, ora ela está extremamente depressiva.

Os sintomas principais apresentam um humor vulnerável, irritabilidade, agressividade e a cada momento, costuma ser um sintoma diferente. Por exemplo, nos momentos eufóricos ocorre o aumento da impulsividade, dos pensamentos e das idéias, a pessoa passa a ter insônia e há um grande aumento de energia. Já nos momentos depressivos ocorre desânimo, desmotivação, sentimentos de culpa e muito sono.

Não é uma mudança brusca de humor devido a uma fase da vida que nos torna bipolares. Adolescentes tendem a mudar de humor com facilidade, mas as mudanças de humor que caracterizam o transtorno bipolar são muito mais fortes.

Como ajudar?

O tratamento existe e é muito eficaz. Muito mais que só tristeza, depressão e transtorno bipolar são doenças sérias e desta forma, merece também ser levadas a sério. Quanto mais cedo o tratamento, melhor para a pessoa que sofre. Só um profissional da saúde de verdade pode dizer o que realmente está acontecendo e, portanto, não é vergonha nenhuma pedir ajuda. O que não pode é ficar passando por tudo isso sozinha sempre achando que um dia vai chegar ao fim. Se conhece alguém que passa por algo parecido, procure ajuda dos familiares da pessoa e mantenha-se por perto. Quanto mais apoio nessa hora, melhor.