você está lendo Moda e Rock: A década de 60

A moda e o rock não são a mesma coisa, mas sempre caminharam em uma via de mão dupla desde que o rock é rock, e a moda já era moda há muito tempo. São mais de 50 anos que marcam o surgimento desse ritmo contagiante que é o rock n’roll. Comportamento e Moda sempre andaram juntos e a cada geração novos costumes e estilos são trazidos fazendo uma conexão entre passado, presente e futuro. Temos aí uma verdadeira cadeia de ligações: os ídolos que marcam uma década, os jovens que aderem aos seus costumes, estilistas que fazem releituras de tudo isso, pessoas que até hoje usam objetos que pertenceram a uma época que nem eram nascidas. A verdade é que o rock além de marcar a música definitivamente marcou o comportamento de todas as gerações. O rock teve seu modelo criado nos anos 50 pela primeira geração de rockers como Chuck Berry, Elvis Presley e Little Richard, mas isso eu já falei por aqui, lembram?  Agora que tal irmos à próxima década? Os anos 60!

No início da década de 60, na Inglaterra, aparecem em oposição aos Teddy Boys dos anos 50, os Mods ou Modernists, que diferente do estilo rebelde e roqueiro de se vestir dos Teddys adotavam uma maneira mais clássica e comportada. Usavam roupa em estilo italiano, tomavam café expresso e usavam as famosas lambretas italianas conhecidas como vespas. 

Os anos 60 também são marcados pelo surgimento do quarteto mais famoso da história do Rock: Os Beatles! John, Paul, George e Ringo eternizaram o seu famoso corte de cabelo, disseminaram sua forma de se vestir entre os jovens e popularizaram o terno de gola alta de Pierre Cardin.

As celebridades usavam perucas que imitavam o cabelo dos Beatles e os programas de TV mostravam cada vez mais imagens com a banda e seu estilo peculiar.

Elvis Presley que no final dos anos 50 deu um tempo na carreira pra servir ao exército volta com seu estilo marcante e único de costeletas, blazers coloridos, jaquetas. Para as mulheres inspirações como a modelo Twiggy e Brigitte Bardot eram a principal referência. Formas geométricas, saias de cintura alta, poás, lenços, tudo era válido para completar a produção.

Na metade da década a era flower power toma lugar na vida dos jovens e tem como principais representantes as bandas Grateful Dead e Jefferson Airplane, que começaram com o folk rock e logo depois mergulharam na psicodelia.

Óculos de Tartaruga, Chapéus desabados, headbands, tecidos florais, batas indianas e tie-dye. O termo flower power foi usado para indicar a ideologia de repúdio à Guerra do Vietnã. As flores na cabeça vinham especialmente de uma música de Scott McKenzie que dizia: “Quando você for a San Francisco não deixe de usar algumas flores no seu cabelo.”

Além disso, os Beatles entravam em uma nova fase com o album Revolver e Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, onde incorporaram a psicodelia em seu estilo. E a forma de vestir acompanhou essa mudança, especialmente por causa de uma viagem à Índia, as batas indianas entraram no guarda-roupa dos garotos. John Lennon popularizou o uso do óculos de armação redonda. As cores representavam o efeito que o LSD fazia na cabeça dos jovens.

O festival de Woodstock é um grande marco para essa geração e depois dele começam a surgir o que seriam as bandas de proto-punk; Velvet Underground & Nico, Iggy Pop & The Stooges, dentre outras. Mas isso é assunto pra um próximo post, onde falaremos sobre os anos 70 e o estilo dos punks e glam’s.