você está lendo Família em conflito! E agora?

Que conflitos são desgastante demais, isso todas nós sabemos. Mas quando passamos a conviver frequentemente em um ambiente que nos remete a situações assim todo momento, nós não nos sentimos bem. E quando todos esses conflitos acontecem no nosso ciclo familiar e muitas vezes dentro da nossa própria casa, a situação tende a ficar um pouco mais complicada. Enfrentar problemas uma vez ou outra é normal e todas nós também sabemos disso. Porém as vezes somos afetadas diretamente por essas brigas e ficamos sem saber o que fazer.

Diante de situações assim, uma coisa é certa: De nada vai adiantar começar a gritar, chorar, reclamar ou bater portas. Somos adolescentes e alguns de nós vamos entrar em conflitos com nós mesmos e consequentemente com nossa família também. Faz parte do nosso processo de criação de identidade, de opinião onde o mundo parece um tanto equivocado em algumas situações. Mas, muitas vezes são pequenos detalhes ou atitudes que tornam a convivência um pouco mais tensa e, no geral, são atitudes que facilmente podem ser mudadas se algumas partes concordarem em mudar.

Primeiramente, analise a situação e veja se o que você faz incomoda algo ou alguém (sua irmã, sua mãe). Se, de fato, o erro for seu, vale a pena você se controlar e se esforçar pra mudar. Agora, se for alguma idéia ou opinião que alguém tenta insistentemente dizer que é errado, mais uma vez mantenha a calma e converse.

Quando você não está diretamente ligada à situação (caso as brigas sejam por algo que sua irmã fez ou até mesmo por seus pais), talvez seja melhor não tomar partido. Se manter “neutra” costuma dar certo e caso pareça impossível, dê apoio a ambas as partes sem concordar com somente um lado. Como?  Entenda seus pais, sem deixar sua irmã “pra lá”. Se a briga for entre seus pais é melhor se manter completamente neutra. Essas coisas, mais cedo ou mais tarde, terminam.

Diálogo é tudo em uma família, em um ciclo social e na nossa vida por completo. Quando ele está ausente, a discórdia e consequentemente outros conflitos chegam sem a gente nem perceber e quando vemos, aquele clima de paz não reina mais. Tentar entender e amenizar situações assim quase sempre dá certo, mas se não der, tenha paciência. Talvez seja uma questão de tempo, de momento, de fase.

E você? Já passou por alguma situação assim? Conta pra gente! E, caso tenha alguma sugestão para os próximos posts e que giram em torno desse assunto, pode me mandar uma reply lá no meu twitter (@ddrielle). Vou amar receber sugestões de vocês!