você está lendo Amiga ou inimiga?

Amizade

Você conhece o termo Frenemy? Ele é muito utilizado lá fora para definir uma relação de amizade em que uma das partes não é tão amiga assim. Sabe aquela sua amiga de anos que sempre diz que te ama e que fica muito feliz de fazer parte da sua vida, mas sempre, sempre é a portadora de noticias ruins ou responsável por proporcionar momentos constrangedores em que você é a protagonista?

Aquela sua amiga que no meio de uma galera sem motivo algum começa a contar uma piada sobre aquele dia em que você bebeu muito na balada e deu vexame? Aquela que conta para todo mundo, em tom de brincadeira claro, como você foi traída algumas vezes pelo seu namorado, mas gostava tanto dele que deixou passar?

Aquela sua amiga que sempre te interrompe contando uma noticia triste quando você está alegre?
Pois é, ela aparenta ter um jeito inocente e sempre pede desculpas dizendo que não teve a intenção. Mas fique de olho, lá no fundo ela sabia exatamente o que estava fazendo e só tinha o propósito de te deixar mal.

Percebi finalmente, depois de anos acreditando que não era por mal, que minha amiga era na verdade minha inimiga, quando fui contar toda feliz que eu havia passado no vestibular e, ao invés de me dar os parabéns, ela me disse: “Ai amiga, desculpa estragar sua felicidade, mas acabo de vir do mercado onde encontrei seu ex e a nova namorada dele fazendo compras no maior clima de romance”.

A partir deste dia guardo minhas pequenas vitórias só para mim e depois de anos fui capaz de não deixar nenhum dos comentários negativos dela fazer a minha cabeça. Mas só fiz isso porque aprendi a separar o joio do trigo e já sei quais comentários devem ser levados em consideração e quais eu devo apagar da memória.

Se você me perguntar porque existem pessoas eu assim eu diria que elas apenas existem. Pessoas que não se sentem bem com elas mesmas e, ás vezes, inconscientemente, precisam por o outro para baixo para se sentirem melhor. A vida fica muito mais fácil quando a gente identifica logo quem são essas pessoas. Se após um encontro com a sua “amiga” você sempre fica para baixo, é hora de rever se esta amizade vale mesmo à pena. Sabe aquele ditado que diz que é melhor ficar sozinho do que mal acompanhado? Pois é, isso também vale para as amizades.