você está lendo MADE IN BRAZIL: Luis Fernando Veríssimo!

Algumas pessoas querem apenas um talento. Ser bom nas palavras, talvez no desenho ou – quem sabe? – na música. Bem, estou aqui pra falar de alguém que parece não ter limites quando se fala de talento: Luis Fernando Veríssimo.

Filho de ninguém menos que Érico Veríssimo – aquele que nos mandou olhar os lírios do campo – parece que as palavras (as boas) estão no sangue da família. Aliás, não só as palavras. Cartunista, colunistas dos melhores jornais e revistas do Brasil, escritor premiado com mais de 60 títulos publicados, saxofonista… Parece que o talento nunca faltou a Luis, não importa o que ele faça.

Após o invejável número de mais de cinco milhões de exemplares vendidos, seu nome é apontado como um dos maiores expoente da literatura contemporânea brasileira e quando o assunto é ser bom, ele é o melhor! Agora, você deve estar curioso…

Sobre o que Veríssimo escreve? Bem, ele escreve sobre a gente.

É, nós, pessoas comuns que estudam, trabalham, compram leite na padaria as seis da tarde, se decepcionam com o namorado, tem sonhos, medos… Enfim, sobre pessoas como eu, você, sua mãe, seu vizinho que liga o rádio alto demais no sábado e aquele cara ali passando pela calçada ao seu lado. Mas, ele não faz isso como qualquer um. Luis é aquele tio favorito de todas as festas de família. Sua lírica é uma verdadeira comédia. Sempre com alguma pitada de ironia, é impossível controlar o riso quase se corre os olhos por suas palavras.

Porque piada mesmo, é tudo aquilo que vivemos no dia-a-dia. Aquilo que nos faz rir, porque provavelmente pode acontecer com qualquer um de nós. Ouvir dizer que para se ter sucesso na literatura, você deve dar ao leitor aquilo que ele gostaria de viver. Bem, Luis fez isso com maestria.

E falando em maestria e cotidiano… Alguém sabe me responder por que os homens mentem tanto?!
Bem, Luis sabe. De um jeito de fazer rolar de rir.

No livro de título chamativo “As mentiras que os homens contam” em forma de contos, ele ilustra diversas situações de como mentiras podem nos levar as mais inusitadas situações! Sabe, quando você pede pra dizerem que não esta em casa porque não está a fim de sair? Ou aquele marido que disse que ia ficar trabalhando no carnaval e não podia ir pra cidade da mãe da esposa, mas foi fotografado caindo na folia pelo maior jornal da cidade? Ou talvez, aquela pessoa que te trata como se fosse seu amigo de infância, mas você não faz idéia de quem seja…? É, o livro é exatamente sobre isso.

E como hoje é dia das mães, que tal um programa super divertido para o fim da tarde? É, baixe agora o livro e chame ela pra ler com você, porque, afinal, o dia das mães ficou para que nós demonstrássemos todo o amor que sentimos por esses anjinhos que sempre estão nos protegendo. Aliás, não só hoje, mas todos os dias.

O melhor presente para a mãe é a sua companhia, acima de tudo, não apenas no dia das mães. Uma simples leitura juntos, pode alegrar toda a semana dela. Então, abracem seu anjinho hoje e todos os dias, diga o quanto a ama quando ela menos esperar, entenda que aquelas brigas são para te proteger e nunca esqueça que colo de mãe é o melhor lugar do mundo.

Feliz dia das mães pra todas as nossas mães! E boa leitura pra vocês!

LIVROS

Conversa sobre o Tempo |
Aquele Estranho Dia que Nunca Chega |
As Mentiras que os Homens Contam |

PS: Se gostar de contos, especialmente dos de amor, não deixe de visitar meu blog (http://ilzysousa.blogspot.com/) que está completando 1 ano agora dia 09/05! Te espero por lá! Beijão!