Make x Alergia

06 de maio de 2011
você está lendo Make x Alergia

Toda garota gosta de se sentir bonita, e o mercado dos produtos de beleza estão sempre inovando, isso faz com que o ato de se maquiar fique cada dia mais acessível. Existem inúmeras marcas com preços para todos os bolsos.

O problema é que os produtos não são para todas, algumas pessoas tem a pele mais sensível, e até mesmo o uso de marcas mais conhecidas e conceituadas (lê-se mais caras) pode desencadear algumas reações alérgicas.  Às vezes, o barato sai caro, mas isso não significa que os produtos caros são mais seguros.

Garotas que tem alergia ao óxido de ferro simplesmente não podem usar maquiagem, porque o óxido de ferro é que cor às sombras, blushs, etc. Outras, mais sortudas são alérgicas aos conservantes ou outros componentes, então a solução mais simples é procurar produtos que não contenha tais componentes. Os olhos são os que mais sofrem com o uso de alguns produtos. É uma região que, por ser mais sensível,  pode apresentar sintomas como vermelhidão, ressecamento, coceira e até inchaço.Mas a sensibilidade da pele não dura para sempre, ela é temporária, desde que receba os cuidados certos.

Para evitar esses problemas:

– escolha produtos hipoalérgicos (mesmo se sua pele não for sensível)
– sabonete corporal não é indicado para a pele do rosto
– evite usar produtos de outras pessoas, e que outras pessoas usem os seus. Principalmente os da área dos olhos.
– mantenha seus produtos longe do calor e da umidade, as bactérias ADORAM essas situações
– evite ficar colocando a mão, para não irritar mais a sua pele
– prefira produtos sem álcool
– produtos a base de aloe vera, camomila e chá verde ajudam a acalmar a pele
– mantenha seus pincéis e esponjas sempre limpos e secos
– confira a data de vencimento do produto
– use pouca maquiagem e sempre retire ao dormir

A cada dia, fica mais fácil encontrar produtos hipoalérgicos, que variam de marcas e preços, sem perder a qualidade. Os produtos que se encaixam nessa categoria vem com o seguinte aviso: ‘Este produto foi formulado de maneira a minimizar o possível surgimento de alergia”. Uma ótima opção é a maquiagem mineral que traz inúmeros benefícios para a pele. Além de ser ecologicamente correta, diminui o risco de alergias. Por ser um produto mais natural, pode diminuir o risco de alergia, mas não significa que não vá causar nenhuma reação.

O mais importante é: diante de alguma reação ao uso de qualquer produto de maquiagem, procure orientação de um dermatologista. Só ele vai poder se aprofundar no seu problema e achar uma solução. Muitos casos estão ligados, além da reação de alguns componentes,  algum problema hormonal. E lembre-se, o que causa alergia na sua amiga pode não causar em você, e vice-versa.

Necessarie hipoalérgica:

hipoalérgicos

Sabonete facial Soap Extra Mild, Clinique: 52$

Corretivo Cover&Block, Dermage: 82$

Blush Mineral Beauty, O Boticário: 67$

Base Oil Free, Dermage: 87$

Sombras Color Minerals, L’Òreal: preços variados

Lápis retrátil para olhos, Vita Derm: 22$