Viagem para Paris!

21 de abril de 2011
você está lendo Viagem para Paris!

Depois de mais de uma semana longe de casa (e do blog né?), voltei e estou aqui para contar para vocês detalhes da melhor semana de toda a minha vida!

Viagem para Paris

Bom, como todas vocês já devem saber, no final do ano passado ganhei uma viagem para PARIS com acompanhante no concurso de blogueiras promovido pela marca de sapatos LIA LINE.

A viagem aconteceu na semana passada, e ela foi sem dúvida alguma, a semana mais inesquecível de todas. Cada detalhe foi perfeito. E até o que não deu certo, no final, fez a viagem ser ainda melhor. Conhecer Paris foi a realização de um sonho, que tenho certeza não era só meu, e sim de todas vocês que votaram e torceram pela minha vitória.

Até poucas semanas antes da viagem, eu ainda não acreditava no que estava prestes a acontecer. E foi só quando eu entrei no avião, que eu percebi que tudo aquilo estava realmente acontecendo.

Quando você viaja pra longe, num país onde a cultura é bem diferente da sua, você começa a enxergar o mundo de uma maneira diferente. Não sei descrever com palavras, mas é uma sensação única que todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida .

Olhar ao redor, e perceber que aquelas pessoas são tão diferentes mas ao mesmo tempo tão iguais. Dá uma vontade louca de sentar e ficar só observando. Os costumes, as línguas, os estilos, as músicas… Enfim, tudo.

Foi “pouco tempo”, mas deu pra curtir bastante e conhecer os quatro cantos da cidade luz. Para me acompanhar nessa aventura inesquecível, escolhi uma amiga super querida, a @paulabzo. Apesar de nós termos nos conhecido pessoalmente só um dia antes da viagem, eu já a conhecia pela internet graças ao seu trabalho como web designer da Capricho e também por algumas amigas em comum. Por sorte nós duas nos demos muito bem (e nossas mães tb), e já ficamos super amigas logo no primeiro dia.

Bom, antes de começar a contar sobre a viagem, separei algumas dicas básicas para quem vai viajar pra fora e ainda tem algumas dúvidas.

TIRANDO O PASSAPORTE

Para tirar o passaporte você terá que agendar no site da receita federal uma visita ao posto do DPF mais próximo da sua cidade (se você assim como eu, morar no interior). Recomendo que você faça isso pelo menos três meses antes da viagem, porque dependendo da época, fica difícil achar vaga. O procedimento é bem rápido, eles tiram uma foto sua e fazem algumas perguntas simples. Depois você volta em uma semana para pegar o passaporte já prontinho!

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Cada país tem seu próprio sistema de documentação, então fica complicado falar no geral. Para a França, tive que levar a autorização dos meus pais (o modelo está no site da receita federal), o xerox da minha certidão de nascimento, passagem de volta, comprovante de hospedagem no hotel, seguro de vida de 30.000 euros e comprovante que eu ganhei o concurso da Lia Line.

O procedimento é bem rápido, eles tiram uma foto sua e fazem algumas perguntas simples. Depois você volta em uma semana para pegar o passaporte já prontinho!

NA BAGAGEM DE MÃO

Deixei na bolsa de mão tudo aquilo que é de valor (câmera, celular, notebook…), e que eu teoricamente precisaria durante o vôo (que durou cerca de onze horas).

Chiclete, fone de ouvido, celular, notebook, documentos, câmera, outra peça de roupa, caderninho com anotações, remédio pra dormir, endereços lá em Paris e telefones do seguro aqui do Brasil.

Sobre os líquidos:  Antes da viagem li as regras sobre levar coisas líquidas na bagagem de mão no site da TAM (lá diz que se for levar, tem que ser menos de 100ml e em um plástico transparente e lacrado), mas fiquei insegura porque algumas pessoas me falaram que eles costumam a barrar algumas coisas. Entretanto,  a @paulabzo levou alguns itens de make, e deu tudo certo. Ela comprou um plastico no próprio aeroporto e que resolveu tudo, tanto na ida quanto na volta.

A MALA

O peso máximo para bagagens despachadas com conexões e/ou destino final Europa é de duas malas com até 32 kg. O que para apenas uma pessoa é bastante, já que a minha mala (grande) que estava lotada deu um pouco mais de 20kg.

Uma dica  para quem vai para Paris nessa época do ano (Primavera/Abril) é não levar uma mala lotada. Não usei 50% das coisas que levei, e na volta passei um aperto para colocar todas as compras na mala. Tive que deixar minha malinha pequena, que na ida foi como de mão, como mala normal.

ROUPAS

Nessa época do ano, o clima de Paris é adorável. Nem tão frio, nem tão quente. Como eu disse, levei roupa demais e usei apenas algumas peças coringas (trench coat, boinas, echarpes…) que são indispensáveis para quem planeja visitar aquela região.

A dica para quem não quer passar frio nem calor, é usar e abusar da sobreposição. Saia de casa pela manhã usando três peças: um trench coat, uma blusa de frio e por baixo, uma camisa de manga 3/4 ou curta. Durante o dia, quando o sol aparecer e começar a esquentar (geralmente no começo da tarde), vá tirando as peças de acordo com a necessidade.

PRIMEIRO DIA

Fui para Belo Horizonte no Domingo (10/04) resolver alguns detalhes que faltavam, a @paulabzo chegou na terça e na quarta pegamos o avião que fez conexão em São Paulo (pela primeira vez na vida, fui até SP) :P

O vôo (que foi às 19:20) foi tranquilo, como costumo tomar Dramin, durmo sempre durante quase toda a viagem (diz a @paulabzo que tentou me acordar para a hora do jantar e não conseguiu, quer dizer).

Chegamos lá no meio da tarde, e fomos recebidas por uma amiga da família que mora perto de Paris. Ela levou a gente até o hotel, e deu uma introdução básica de usar o metrô, andar nas ruas, as melhores lojas… Ajudou bastante.

Holiday Inn Paris - Saint Germain des Pres em Paris

Ficamos no hotel Holiday Inn Paris-Saint-Germain-des-Prés. Eu nunca tinha ficado em um hotel antes, então foi tudo super novo pra mim (a banheira, o Frigobar…).  Nós amamos o hotel, tanto pela localização (ele fica ao lado do metrô e pertinho da sephora, da zara, da h&m… ) quando pelo atendimento. Quartos lindos e  limpinhos, recepcionista simpático (que fala português) e internet free.

Essa amiga da família, nos levou logo no primeiro dia,  para conhecer a Catedral de NotreDame, que fica bem pertinho do hotel, fomos a pé mesmo.

Como vocês podem ver na foto, o lugar é maravilhoso! Como todo ponto turístico em Paris, lotado de turistas de todas as partes do mundo.

Depois da catedral, caminhamos até as margens do Rio Sena, que é conhecido como o rio dos namorados. O mais legal é que dele, dá pra enxergar a torre Eiffel. Quer dizer… cenário perfeito para fotos!

Depois, voltamos para o hotel (já sozinhas) e descansamos um pouquinho (tipo 5 minutos). Resolvemos aproveitar o tempo livre e a noite, para ir até a torre Eiffel e tirar umas fotos com ela acesa (já que no nosso roteiro, só iríamos até ela durante o dia). Para isso, pegamos um metrô.

A @paulabzo escreveu um pouco sobre como funciona o metrô lá em Paris, ela manja do assunto e soube explicar melhor. Anota a dica aí.

“O metrô de Paris (conhecido lá como Métropolitain) é um mundo a parte! São 14 linhas de metrô mais 5 linhas de trem, que se interligam nas mais de 300 estações espalhadas pela cidade. Resumindo: para qualquer lugar que você queira ir tem uma estação de metrô próxima.

As linhas são divididas por cores, números e letras, em algumas estações você pode fazer transferência para outras linhas, no geral bem parecido com o metrô de São Paulo, com a diferença de que nas transferências você tem que passar por outra catraca dentro da mesma estação, usando o mesmo bilhete.

E uma dica importante: a catraca te devolve o bilhete, e você tem que ficar com ele até sair completamente do metrô. Se não tiver com o bilhete em mãos e passar por algum fiscal pode ter que pagar uma multa!

Os trens na sua maioria são velhos, mas o que realmente importa é a pontualidade. Na maioria das estações você vai encontrar um letreiro digital que mostra a daqui quanto tempo vai passar o primeiro e o segundo trem a partir daquele horário. Acredite, realmente funciona, é uma coisa linda!

Outra dica: se for pegar trem (RER) fique de olho no letreiro que mostra as estações daquela linha. As que estiverem acesas representam os lugares onde aquele trem vai parar. Se o seu destino estiver apagado, espere o próximo trem.”

SEGUNDO DIA

A sexta foi o dia oficial das compras. Decidimos isso bem antes, enquanto montávamos o roteiro aqui no Brasil. Como lá tem várias lojas incríveis, resolvemos deixar um dia todinho para conhecer e comprar. Acordamos, aprontamos e fomos tomar o café da manhã no hotel.

O café da manhã era bem variado, e tinha bastante coisinhas gostosas. Fizemos com que se tornasse a refeição mais importante do dia, pra economizar na comida e gastar todo o dinheiro com outras coisas.

Meu café da manhã era basicamente: bacon, ovo mexido, iogurte, frutas, leite com chocolate, suco e croissant (VAI GORDINHA!).

Enquanto caminhávamos e conhecíamos a rua, tiramos algumas fotos em frente aos caffes. Como vocês pode perceber, todos com uma arquitetura lindíssima.

Ps: Não, eu não fiz tatuagem. Na foto, estou usando aquelas meia-calças tatuadas. E a boa notícia, é que agora elas são vendidas aqui no Brasil e na internet, pela loja Elitize e custam só R$25,90.

Depois pegamos o metrô e fomos até a rua Boulevard Saint-Michel, onde encontramos várias lojas incríveis.

PIMKIE

Essa foi minha loja predileta de Paris. Com dois andares, uma musiquinha gostosa e atendentes que deixam você super a vontade (isso é tão importante pra mim), ela possui um acervo imenso de roupas, todas com um ótimo preço e bom gosto. Acho que até hoje, foi a loja que eu mais comprei coisas em tão pouco tempo.

pimkie em paris na saint michael

Jeans por 19 euros, óculos por 10 euros, perfumes por 15 euros, blusinhas fofas por 15 euros… Enfim. Fali lá.

Ps: Se você ficou interessada, entre no site da loja e veja com seus próprios olhos.

CLAIRE’S

Sabe aquelas lojas de coisinhas fofas que vc entra e não consegue sair sem comprar nada? Pois é, eu e a @paulabzo entramos em uma loja como essa, inocentes, apenas para olhar o que era aquela quantidade de coisa pequenininha e colorida. ERRADO.

Claire's Paris

Só depois, enquanto pesquisava sobre a loja na internet, descobri que a Claire’s é uma marca norte-americana com 3.000 lojas a nível mundial, 963 das quais na Europa, é uma insígnia trendsetter em vários estilos desde o punk ao chic. Brincos, anéis, pulseiras e bolsas são alguns produtos que compõem a gama oferecida pela Claire’s.

De falir qualquer pessoa, não? Se joga no site da marca pra ver os produtos!

Depois das compras, paramos para comer alguma coisa em dos restaurantes da linha Pomme de Pain. Lá são servidas deliciosas baguetes, sobremesas francesas, salgados e mais. E o melhor, tudo por um preço super acessível. Uma delícia.

Depois disso fomos nas tradicionais SEPHORA (comprei um pó, um pincél, um removedor de make e um lápis de olho), M.A.C (comprei um iluminador e um delineador) , ZARA (comprei um vestido LINDO e uma calça jeans), C&A (Comprei meias, vários óculos, uma blosa do bob esponja e anéis), H&M (comprei meia calça, óculos, anéis, camisa xadrez, gloss da hello kitty) … Que dispensam muitas descrições né?

RICA NA FEIRA

Perto dessa mesma rua, existem umas outras lojinhas (tipo 1,99) com coisinhas de Paris. Ideal para comprar lembranças baratinhas para os amigos. Por lá comprei miniatura da torre, relógio de bolso, blusas… Tem de tudo MESMO. O mais legal é que por lá, a maioria dos vendedores falam espanhol, fácil de entender.

Dica: Quanto mais longe dos pontos turísticos, mais barato custam as coisainhas!

Depois disso voltamos pra o hotel, descansamos um pouco, guardamos as sacolas e fomos direto para o jardim do palácio de luxemburgo. Sinceramente, um dos meus lugares prediletos em Paris. Além da arquitetura perfeita do palácio, por lá você encontra um jardim imenso cheio de flores que a gente não costumo ver aqui no Brasil, como as tulipas.

Jardim Luxemburgo

Várias cadeirinhas e um gramado cheio de franceses tomando sol (bem fraquinho, uma delícia). Coisa rica.

Depois, pegamos um metrô e fomos para a galeria Lafayette, que é um dos nomes turísticos de Paris.

O que eu vi por lá? Uma arquitetura indescritível e  muita, muita coisa cara (as marcas mais famosas do mundo tem loja lá). Legal pra falar que já fui, mas não tanto pra passar um dia e comprar várias coisas como falam por aí.

Depois da Galeria, já a noite, fomos até a rua ChampsÉlysées e fizemos a “compra do mês” no monoprix, uma rede de supermercados francesa que vende TU-DO (a la americanas).  A dica é bacana porque esses belisquetes são baratos por lá e servem para economizar quando bater aquela fome.

Já mortas, pegamos novamente o metrô e voltamos para o hotel. Eu já disse que estávamos mortas? UAHUAHAUAHUH

Bom, o próximo post com os outros três dias (Disney, arco do triunfo, favela no aeroporto, topo da torre Eiffel e sorteio com coisas de paris para vocês) eu posto ainda no feriadão. Espero que vocês tenham gostado de saber detalhadamente da minha viagem. Mais uma vez, obrigada por vocês terem votado e me feito ganhar o concurso!

Nunca vou esquecer disso.

Ps: Durante a viagem eu usei vários sapatos da Lia Line, que caso vocês não saibam, agora tem loja virtual!