você está lendo Chegou a hora de você fazer um intercâmbio!

Em entrevistas, uma das perguntas que mais aparece é a tradicional “Como você se imagina daqui a cinco anos?”. Quando me perguntam isso, não penso duas vezes pra responder que estarei fazendo intercâmbio em alguma parte do mundo. Isso porque, hoje em dia a maioria das profissões exigem duas ou três línguas fluentes e conviver com o idioma no dia-a-dia é maneira mais fácil de aprendê-lo.

Com toda essa coisa de viagem internacional, fiquei ainda mais empolgada com a ideia. Vocês não tem noção do quando é legal imaginar que estarei, mesmo que apenas por quatro dias, em outro país, com cultura e língua diferentes do Brasil.

Quando converso sobre o assunto com amigas, percebo que muitas delas ainda sentem insegurança ou não sabem nada sobre o assunto. Se você é uma dessas, e mora em uma dessas cidades (Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, São Paulo) vale a pena dar uma passada na Terceira Feira de Intercâmbio que CI em parceria com os representantes das melhores escolas internacionais está organizando.

Lá, eles irão esclarecer dúvidas e mostrar as melhores opções para fazer um programa de Intercâmbio Teen ou High School (colegial no exterior) em vários países, com segurança, diversão e muito aprendizado.

Mais informações, no site: www.ci.com.br/feira

PS: A entrada é gratuita, e os participantes que visitarem a feira podem participar do concurso cultural e concorrer a um Intercâmbio Teen na faixa!

SORTEIO

Para comemorar esta feira a CI disponibilizou um super kit para sorteio aqui no blog:

SORTEIO CI

REGRAS:

1 – Ser seguidora do twitter @depoisdosquinze

2 –  Curtir o blog no FaceBook (like box lateral)

3- Ser seguidora do twitter @ci_intercambio

3 –  Dar RT na seguinte frase: “Quero o kit Feira de Intercâmbio que a @depoisdosquinze e a @ci_intercambio estão sorteando. Leia, dê RT e concorra tb. http://kingo.to/xi1″

* O sorteio será divulgado no twitter, será feito via sorteie.me e vai até o dia 09/04.

Aproveitando o assunto, resolvi convidar algumas leitoras que fazem ou já fizeram intercâmbio para falarem um pouquinho sobre a experiência.

Depois dos Quinze

Olá, leitores do Depois dos Quinze. Me chamo Joana, sou carioca, tenho 24 anos e há 7 semanas estou em Nova Iorque fazendo intercâmbio. Escolhi a cidade por motivos óbvios: Aqui você pode realmente fazer tudo o que deseja. Parece clichê, mas é a pura verdade. A cidade tem uma vasta gama de atrações para todos os gostos e personalidades.

Estou estudando inglês na Kaplan International e fazendo aulas de Balé Contemporâneo e Jazz Broadway na Broadway Dance Center . Meu programa tem duração tem 8 semanas e já termina na semana que vem, que é quando retorno ao Rio de Janeiro. No momento estou super triste porque sei que depois de viver aqui, qualquer outra cidade parece sem graça. A vida em Nova Iorque é pura correria e, acreditem, o tempo voa, mas posso dizer que em 2 meses consegui ver todas as principais atrações que a cidade tem a oferecer, curti muito com os amigos saindo para bares e restaurantes, vi a cidade acordar toda branquinha de neve (inclusive agora na primavera onde estamos tendo dias gelados!), dancei muito e o principal: Meu inglês deu um salto imenso. Cheguei aqui já no nível avançado, mas agora já posso ser considerada Proficiency :)

Ao contrário do que muita gente pensa os nova iorquinos são em geral muito prestativos e amigáveis e a cidade é completamente multicultural e racial. Aqui, ouvir pessoas falando em espanhol ou chinês é tão comum quanto ouvir inglês. Isso é bom para treinar nossos ouvidos para diferentes sotaques, gírias e entonações. A cidade abriga a comunidades mexicana, dominicana, chinesa, coreana, irlandesa, polonesa… Quem entende inglês em Nova Iorque, entende em qualquer lugar!

Estou morando em uma residência estudantil no Upper East Side (sim o mesmo lugar tão citado em Gossip Girl) chamada Hirsch Residence, que além de uma residência é um centro cultural com teatro, aulas de dança, conservatório de música, cursos de arte e um montão de outras coisas. A vizinhança é linda, super segura e a acomodação é bem legal. Tenho um quarto para mim, mas compartilho banheiro e cozinha com as outras meninas do meu andar. Ao contrário das residências oferecidas pela minha escola de inglês, nessa a maior parte dos moradores é composta por norte-americanos que estão aqui estudando ou fazendo estágio. Sem contar que o preço é mais em conta também.

Para mim, Nova Iorque é A cidade para se fazer intercâmbio, afinal, alguns até dizem que é a capital do mundo, certo? Encontrei pessoas do mundo todo, fiz amigos incríveis e tive os melhores professores ever. Só não acho uma boa idéia vir para cá se você for menor de 21 anos. Isso porque, a maior idade aqui começa aos 21 e se você for menor não poderá sair com seus amigos do curso à noite e sinceramente, a alma de Nova Iorque está em toda a diversão noturna que a cidade proporciona.

De resto, se você estiver interessado super recomendo procurar uma agência de intercâmbio (eu vim pela STB) e começar a juntar dinheiro: Comprar roupas e cosméticos por aqui é muito barato, mas viver é absurdamente caro e você vai se assustar quando perceber que quase todo o seu orçamento foi embora com comida (comida normal aqui como frutas, vegetais, arroz, pão, sucos etc é muito caro!).

Bom, Meu nome é Carol, tenho 20 anos e participei de uma experiência de intercâmbio aos 17 e então fui morar por um ano em Palma de Mallorca, uma ilha da Espanha que fica ao leste de barcelona. Foi definitivamente o ano mais marcante da minha vida. Apesar de todas as diferenças culturais e o impacto inicial eu consegui me adaptar muito bem aos costumes da família que me acolheu. Entre os estudos e as festas eu pude conhecer um pouco da cultura da Espanha, e nos feriados visitei algumas outras cidades.

A Espanha é um país incrível e eu fiz amizades que perduram até hoje. Já fui visitar outros amigos que conheci durante a experiência e fui super bem recebida. Recomendo a todas as pessoas que, se puderem, vivam façam um intercâmbio e vivenciem essa sensação. É fantástica e inesquecível!

Londres

Em 2008 fiz um intercâmbio para Londres. Foi a melhor experiência da minha vida. Sempre tive um pouco de receio de ficar em casa de família, por isso optei em ficar na residência da própria escola. Morei em um bairro chamado Greenwich. Tudo lá é bem lindo e organizado. Diferente do que me falaram, os britânicos são muito simpáticos e atenciosos. Conheci pessoas do mundo inteiro,e ainda mantenho contato com eles, principalmente pq eles são loucos pelo Brasil, então vira e mexe, alguém vem pra cá!

O custo de vida em Londres é um pouco alto, mas quando se vai como estudante você consegue desconto em vários lugares, inclusive no McDonald’s.
Recomendo muito essa experiência para todo mundo. É uma ótima maneira de adquirir cultura de outro país, conhecer novas pessoas, e principalmente aprender a se virar sozinho.

E você já foi intercambista? Conta pra gente como foi a experiência.