A Música Francesa!

25 de março de 2011
você está lendo A Música Francesa!

Faltam exatamente dezoito dias para minha viagem com a @paulabzo para Paris (O prêmio do Concurso Lia Line, quem lembra?). É a segunda vez que ando de avião e a primeira que vou para fora do país, então ando super ansiosa e não consigo parar de pensar na viagem: É na aula de matemática, antes de dormir e até na hora do almoço.

Para canalizar toda esse sentimento de ansiedade parisiense, resolvi trazer aqui pro blog em forma de matérias, um pouquinho de tudo que eu ando pesquisando sobre a França. Começaremos selecionando os melhores cantores e bandas que sofreram influência francesa e/ou cantam na língua.

Jonathan Joyce é uma jovem de apenas 20 anos que tem encantado o mundo com sua doce voz e o som do seu violão. Ela é uma artista que, além de interpretar e cantar, compõe suas próprias músicas. Aos dezesseis anos postou três músicas no Myspace tentando encorajar produtores a ouvi-la. Foi difícil, mas após muita insistência ela, finalmente, conseguiu uma audição. Resultado: Ao ouvir a jovem os produtores ficaram encantados com a sua naturalidade e seu talento. Seu primeiro álbum “Sur mes gardes” no começo do ano passado.

Apesar de não cantar em Francês, me senti na obrigação de incluir Stéphanie Sokolinski nessa lista de cantoras e bandas francesas que embalam a trilha sonora do nosso dia a dia. SoKo, como é conhecida mundialmente, adotou esse nome para si mesma, como um trocadilho para not sokute (not so cute, algo como “não tão adorável”), nome de seu primeiro álbum. Pronta para ouvir o tom doce da Parisiense?

Carla Bruni, é italiana mas cresceu e viveu na França, tem 41 anos e além de ex-modelo (de sucesso, chegou a ser uma das 20 modelos mais bem pagas do mundo!) e cantora, hoje ela é primeira-dama da França (casada com Nicolas Sarkozy).

Coeur de Pirate é o nome artístico de Béatrice Martin, que toca piano desde os 3 anos de idade. Em março de 2007, após 5 anos de ensino musical, ela então iniciou suas próprias composições. Nascida em Quebec, Canadá, em 22 de Setembro de 1989, Béatrice com seu vocal delicado e acordes suaves é considerada uma artista-revelação no cenário indie de seu país natal.

Tricot Machine, um duo formado em 2005 por Catherine Leduc e Matthieu Beaumont. Em 2007, o primeiro álbum do duo, “Tricot Machine”, apresentava canções irreverentes, com letras simples, mas inteligentes e arranjos originais. O sucesso de crítica e público foi imediato. Depois de um disco de canções natalinas, em 2008, Tricot Machine lançou em março deste ano o álbum “La Prochaine Étape”, do qual é tirada a canção “Défier les rites”.

Stromae não é Frances, mas sua música de maior sucesso até hoje é: “Alors on danse” é um hit gostosinho e diferente, com o estilo eletro americano e o frescor francês. Lembro que escutei a música pela primeira vez em um churrasco da sala, pedi para o dj repetir umas 4 vezes. Ela no volume máximo é indescritívelmente boa.

Phoenix é uma banda que canta inglês, mas que foi formada no subúrbio parisiense de Versailles, dentro do mesmo movimento do qual nasceu Air e Daft Punk no fim dos anos 90. Graças ao som underground loungy/mellow, eles rapidamente se tornaram um sucesso e tiveram músicas em trilhas sonoras de filmes super conceituados.

Katty, Marine, Louise e Anaïs. Esses são os nomes das meninas que me fizeram entender porque a gente é tão apaixonada pela moda francesa atual. E não só pela moda: pelo som, também. A primeira vez que vi uma foto delas, em alguma revista de moda de 2007, não prestei muita atenção. Meninas estilosas, só isso. Me enganei. BEM mais que isso.

Plastiscines, a banda dessas garotas, se “formou” quando Katty, Marine e uma antiga baterista conheceram a baixista Louise, num show dos Libertines. O que, vamos combinar, é o lugar ideal pra encontrar gente de mente aberta – e ouvidos. E garganta. Não podia dar outra – a banda assinou um contrato com a mesma gravadora da banda alemã Kraftwerk, os avós da nossa amada música eletrônica. Tem influência de Blondie e me fazem pensar em Donnas mais “arrumadinhas”, como se encontrassem com Lily Allen na sua fase angel. E desculpem, críticos musicais, a música é fora de sério de boa, mas a primeira coisa que reparei foi a maquiagem e os penteados meio pin que eu gamo fácil!

E então, o que vocês acharam da música Francesa? Qual foi sua música predileta? Comente!