você está lendo Sinto ciúme da minha irmã, o que eu faço?

Você a viu crescer. Admira-a tanto que é capaz de sentir certo desconforto. Pra você, sempre existiu uma diferença entre você e sua irmã, seja por parte dos pais ou por parte de amigos e desta forma, você vai se sentindo cada vez mais excluída. Esse sentimento vai crescendo cada vez mais e mais e aí vem aquela pergunta: O que fazer com todo esse ciúme?

Seja sincera: por que acha que cultiva esse sentimento? É pelos pais de vocês? Por alguma atividade que ela desenvolve? Pelo fato de vocês terem estilos completamente diferentes?   Talvez você pense que sua irmã seja mais popular, mais bonita e talvez até ganhe mais atenção de sua família. Mas, no fundo você sabe que tudo não se passa de uma grande admiração que sente pela sua irmã, o que pode te fazer querer ser exatamente daquele jeito. Você e ela são repletas de qualidades e você precisa entender que cada uma, apesar de irmãs, tem e terão fases distintas e isso em nenhum momento te torna menos importante.

Se você é mais nova e a acha um tanto mais popular e mais bonita, saiba que você também é incrível e que sua hora também vai chegar. Você também irá passar por aquela idade, terá seu próprio grupo de amigos e irá desenvolver uma personalidade parecida ou não com a dela.

Se acha que seus pais dão mais atenção a ela, tente entender o porquê.  Pode ser algo que ela faça, seu comportamento e milhares de outros motivos. Lembre-se sempre: Seu pai ou sua mãe podem sentir um tanto mais de afinidade pela sua irmã, mas o amor é e sempre será o mesmo. Se tratando de amor não existe diferença. Pode ser uma característica que ela tenha que lembra mais os dois, mas isso em nenhum momento muda o quanto você é especial na família.

Se ela é mais nova e você acha que seus pais dão mais privilégios a ela, recorde-se de que você já teve aquela idade e que mesmo que tenha sido diferente, ela vai crescer e mais cedo ou mais tarde alguma coisa vai mudar. Por exemplo, pode haver certa diferença de maturidade e por isso há diferença no tratamento. Isso não quer dizer que você não tenha sido amada o suficiente naquela época. Pode ser só saudade de quando era mais nova, não?

No fim das contas, mostre para sua irmã o quanto a admira por ser quem é e o quanto se orgulha disso. Pode surgir uma amizade linda entre vocês e toda essa situação desconfortável pode ir desaparecendo com o tempo à medida que você passa a ter certeza de que também tem seu espaço e que também é especial. Cada uma é dona de uma personalidade única e se você realmente acha que todo esse sentimento pode estar atrapalhando, converse com ela. Tenho certeza que ela irá entender e tudo vai ficar bem. Pode ter certeza.