Beleza sustentável

23 de março de 2011
você está lendo Beleza sustentável

Tem coisa mais gostosa do que se sentir bonita? Pois eu digo que sim: se sentir bonita e saber que isso não vai prejudicar o planeta. Isso é muito possível numa época em que todos visam a sustentabilidade. Várias marcas estão entrando na luta por um planeta mais “verde”, a Natura e a L’Òreal são algumas delas.  Muita gente pensa que sozinho não pode fazer nada para ajudar a livrar o mundo desse destino horroroso que nós mesmo traçamos para ele,  mas acredite: você pode sim fazer sua parte, até na hora de se cuidar, você pode cuidar também da Terra.


Natura criou e mantém há mais de 5 anos o programa Carbono Neutro. O objetivo é reduzir a emissão de gás carbônico durante a extração de matéria-prima, produção e distribuição dos produtos  (até o simples ato de passar batom libera gás carbônico na atmosfera).  Também substituiu o óleo animal pelo vegetal e não faz testes em animais. E o mais legal de tudo: quase toda sua linha também é oferecida em refil. Então se você já tem uma embalagem em casa, é só comprar o refil e evitar que aquela do seu nécessaire vá parar no lixo, produzindo mais resíduos. E dependendo do produto, mesmo sem  ter a embalagem em casa, você pode comprar só o refil,  que acaba sendo mais prático para guardar/carregar.

O Boticário utiliza matéria-prima na fabricação da linha Nativa Spa provenientes de fornecedores certificados. Fora os sabonetes que precisam de proteção contra a luz e o calor, os demais produtos dispensam embalagens extra e assim diminuem a produção de lixo. Sua taxa de reciclagem é de 95% e a meta é diminuir ao mínimo o consumo de água e energia.

Beleza sustentável

L’Òreal sintetizou o Pro-Xylane, que é uma molécula anti-envelhecimento que respeita o planeta:  é biodegradável, não é acumulável nem tóxica. Assim ela não causa impacto no ecossistema. Mudaram o plástico das embalagens para um material reciclável e a maioria dos produtos vendidos no Brasil já tem ingredientes naturais.

Beleza sustentável

Revlon desenvolveu uma linha de produtos naturais, com embalagens  ambientalmente responsável: são em tubos de plástico reciclado e cartuchos de papelão. O design da embalagem é super vintage e suave, sugerindo uma linha com ingredientes orgânicos. As demais categorias, em média, vem com 44% de material reciclado, já a linha Almay tem 95% do material reciclado e ingredientes naturais. O objetivo é conservar mais ou menos 128 toneladas de papel, 895 mil litros de água e 4 mil toneladas de gases de efeito estufa a cada 1 milhão de peças fabricadas.

Éh Cosméticos desenvolveu o projeto Reciclar Éh, onde recolhem embalagens vazias de seus produtos e as encaminham para o reaproveitamento e pretende criar parcerias reciclagem voltadas para reeducação do consumidor.

E a atriz Alícia Silverstrone, vegetariana, ambientalista nata e defensora dos animais ligou seu nome a uma linha de maquiagem sustentável composta por paletas decores, pincéis e alguns itens de beleza.

Produtos sustentáveis são aqueles que não comprometem as necessidades das gerações futuras. As empresas que estão na luta por esse mundo melhor são aquelas que compram matéria-prima de origem certificada, usam embalagens recicláveis e controlam a emissão de poluentes.

Como descobrir se o produto e a marca fazem parte disso?

– Verifique se a embalagem é feita com material reaproveitado e se há caixas, folhetos e coisas desnecessárias que só vão gerar mais lixo.

– Entre no site e procure informações sobre o envolvimento da marca nessa causa,com certeza haverá alguma coisa sobre o assunto, porque quem faz, divulga. Certo?

– Busque no rótulo informações técnicas sobre a formulação, como o percentual de ingredientes de origem vegetal e renovável.

– No rótulo com certeza vai ter informações sobre a origem da matéria-prima e certificações de instituições que defendem o aproveitamento sustentável.

– Os refis são uma boa solução para diminuir o impacto causado pelo descarte das embalagens no meio ambiente.

– Cosméticos orgânicos nem sempre são sustentáveis, mas vários de seus princípios são benéficos para a natureza. Procure por selos como Ecocert e Cosmebio.

Escolha com consciência os novos produtos do seu nécessaire.