Tô no 3º ano e agora?!

05 de março de 2011
você está lendo Tô no 3º ano e agora?!

Chegando ao fim desta série de posts (relembre aqui e aqui os outros posts!) e esperando ter ajudado aqueles que necessitam tanto de ajuda nessa fase da vida, vamos falar daquilo que realmente deve acontecer: Os Estudos!

– OLHANDO PRO PASSADO

É natural certo desespero quando se chega a essa fase, especialmente quando se olha pra trás. Por mais (ou menos) esforçado que tenha sido durante a vida escolar, sempre bate aquele remorso no fundo do coração quando se pensa tudo que foi deixado passar e que parece (e é) essencial agora.

Sabe aquelas provas que você colou? Ou aqueles trabalhos ctrl + c e ctrl + v da Wikipédia? Aquelas aulas que você faltou porque o sono foi mais forte? Trata-se disso. Você vai lamentar todas elas.

Mas, para o bem dos seus neurônios (porque você vai precisar muito deles agora) faça muito esforço para ficar tranqüilo. Ninguém no mundo foi capaz de aprender absolutamente tudo que foi ensinado em todos esses anos de estudo por mais esforço que tenha sido. E se você não se esforçou, tudo bem: já é um grande passo colocar em mente que é hora de correr atrás do prejuízo.

A maioria das pessoas diz que não dá tempo de rever tudo. Não é verdade. Dá tempo sim. Basta ter organizado exatamente o que se precisa fazer durante todo o ano. A dica mais valiosa para alguém no terceiro é o próximo tópico.

– ORGANIZE SEU ANO!

Não basta dizer “eu vou estudar!”. É preciso saber exatamente o que se vai fazer durante o dia, durante o ano. Para isso a solução é o método mais simples de todos: um calendário de estudos e força de vontade para cumpri-lo.

O ideal é fazer um calendário físico e aprender todos os seus tópicos. Primeiro, uma coluna com os dias da semana na horizontal, depois uma coluna vertical com as horas do dia (todas elas).

Que horas você costuma levantar? Sua escola é matutina ou vespertina? Marque o tempo que você fica por lá no calendário todos os dias com a tag “colégio”. Depois marque seu horário de almoço. Gosta de dormir à tarde após o almoço? Reserve esse tempinho também, mas sem exageros, não vale dormir a tarde toda porque é um tempo precioso que poderia ser usado para os estudos.

Faz aula de música? Educação física em que horários? Qual a hora que seus amigos estão online no MSN? Não se esqueça de dedicar pelo menos duas horas do dia simplesmente para você. Pode ser pra não fazer coisa nenhuma, ou vir na internet conferir os novos posts do ddq e os recados do facebook, não importa, mas faça isso.

Reserve um tempo para revisar a matéria dada na escola todos os dias. Não esqueça que estudando para o terceiro ano você está estudando automaticamente para o vestibular. Pretende revisar os outros anos também? Faça isso depois de estudar a matéria da escola.  Três matérias por dia, de preferência de áreas dferentes para não deixar o cérebro cansado (biologia, gramática e matemática, por exemplo). Reserve um tempo a mais para as matérias que tem maiores dificuldade. É chato, mas necessário e vale à pena.

Dica: Não estude uma matéria seguida da outra. Após terminar uma, dê um intervalo de 5 a 10 minutos para o seu cérebro para escutar uma música, conversar com alguém sobre qualquer assunto que não seja a matéria, leia o trecho de um livro que goste. Assim, ele processará melhor as informações e não estará tão cansado no final.

Aqui você pode olhar o esboço do meu calendário de estudos do ano passado. Confesso que fui um tanto exagerada renunciando a muito coisa pra não perder o foco de jeito nenhum dos estudos, mas mantive o equilíbrio e valeu bastante à pena e talvez ajude a basear o seu.

Seja bem pessoal e procure fazer um calendário que você REALMENTE vá seguir, que no final é o mais importante. No começo você estará com muito pique para cumpri-lo, mas depois o cansaço e a preguiça vem. Não os deixe vencer! Sigua-o durante todo o ano e os resultados sem duvida serão positivos. Ou pelo menos, você não estará em divida consigo mesmo.

Vale à pena estudar também nos fins de semana, especialmente no domingo. Nesse dia, pegue provas antigas da(s) instituição(ões) que pretende prestar vestibular, marque o tempo que geralmente é dado para realização da prova e treine seu tempo. Leve isso a sério, pois ajuda bastante ter o tempo sobre controle na hora H. Treinar redação também é uma excelente pedida, pois o tempo livre costuma ajudar bastante a pensar melhor.

– UMA ORDEM: DURMA!

Todos sabemos que tempo é ouro quando se está no terceiro ano, mas não se pode esquecer-se de funções básicas para o organismo. Comer e especialmente dormir bem ajudam tanto quando estudar. Aliás, são os vértices inseparáveis de um mesmo triângulo.

Algumas pessoas acreditam que entrar na madrugada estudando ajuda. E em parte é verdade, mas só se você realmente estiver focado. Eu preferia estudar à noite pelo clima, pelo silêncio e especialmente porque pareço funcionar melhor à noite, mas tinha muita dificuldade de acordar cedo pela manhã e ficava caindo pelas cadeiras nas aulas. Não valia a pena. Tive que aprender a estudar à tarde.

Não vale a pena ter overdoses de café ou pó de guaraná se você não estiver com o pensamento em sua cama. Foco é muito importante quando se trata de estudar. Então, se você começou a bocejar ou sentir que é hora de dormir, feche seus livros e faça isso sem remorso. E eis abaixo o motivo de seu sono tranqüilo.

Segundo informações de Marcos Todeschini para a revista VEJA e minha antiga professora de biologia do 2º ano que explicou os processos do cérebro, o sono é parte fundamental do aprendizado, pois é durante ele que processamos e armazenamos todas as informações. No sono REM (aquela fase onde ocorrem os sonhos) são armazenadas as informações intelectuais, como aquilo que aprendemos na sala de aula.

Então, quando sua cama parecer te seduzir, vá até lá e tenha uma excelente noite de sono. Os reflexos de um bom soninho estão no seu desempenho no outro dia e darão forças para agüentar passar horas com letras correndo pelos olhos.  Durma no mínimo 8 horas por dia sem medo e use esse argumento se seus pais resolverem dizer que você está dormindo demais. Viu como a ciência nos ajuda?

– AME SEU DEVER DE CASA

Desde criança, a hora do dever é a mais chata do dia.

Mas, quando se chega ao terceiro, você aprende que ele é essencial. Muito melhor que estudar a matéria é praticá-la e você só será capaz de saber se realmente aprendeu fazendo as lições passadas (ou não) pelos professores.

Procure questões de níveis básicos, médios e avançados. Não conseguiu responder alguma? Tenho certeza que seu professor vai ficar muito feliz em ajudar, não importa quão carrasco ele seja, ou aquele seu colega de classe nerd naquela matéria, ele provavelmente pode conseguir e te explicar.

Faça todas as questões do fim do capitulo mesmo sem o pedido dos professores, procure outros livros com questões da mesma matéria, especialmente aquele com siglas entre parênteses. Muitas das questões treinadas (especialmente em matérias exatas) tem o mesmo método de resposta para todas as outras questões que vierem pela frente, especialmente em seus vestibulares!

O seu dever de casa quer o seu bem, ame-o muito.

– FAÇA RENUNCIAS

Claro que ninguém vive apenas de estudos, mas chega à hora de precisar abrir mão de algumas coisas por um bem maior (nesse caso: passar de ano e no vestibular). Então, se você pretende acordar cedo pra estudar no sábado, não vale à pena ficar até de manhã numa mega balada e beber. Aprenda a ponderar bem suas escolhas, pois para cada coisa que se abre mão, existem outros milhares de leques sendo apertos lá na frente. E acredite, vale à pena!

– AQUELES AUTORES QUE MERECEM UM ABRAÇO!

Acima de tudo, é preciso ter os materiais certo quando se vai entrar no mundo dos estudos. Alguns autores são super recomendados em todo o Brasil pelo seus livros não completos, é claro, mas cheio de informações valiosas para um vestibulando.

Abaixo, uma listinha com a matéria e um autor excelente. Procure por eles quando for estudar e também por recomendações de seus professores. Geralmente, as escolas públicas adotam esses livros, ou podem ser encontrados em bibliotecas públicas.

GRAMÁTICA – Pascualli

INGLÊS – Wilson Liberato

MATEMÁTICA – Dante

GEOGRAFIA – João Carlos Moreira e Eutáquio de Sene

HISTÓRIA – Myriam Mota e Patrícia Brack

FÍSICA – Bonjorno

QUÍMICA –  Martha Reis

BIOLOGIA – Amabis e Martho

Caso você também tenha recomendações de livros, não deixe de compartilhar nos comentários! São muitos autores e eu não me recordo o nome de todos eles para recomendar, mas garanto o nome deste que citei acima porque foram os que eu utilizei.

– SOBRE OS QUERIDINHOS

Finalmente, é hora de falar sobre os pedidos do post passado.

Percebi que o público do depoisdosquinze.com tem uma relação muito forte com nós que o formamos. Para aqueles que não sabem, nossa Bruna prestará vestibular esse ano (estamos contigo Bruninha!) e muitos dos colaboradores (como o Zé e eu) passaram no vestibular esse ano. E os pedidos mais frequentes são para cinco cursos: Medicina, Direito, Comunicação social (ênfase em Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e Moda.

Glooguei bastante antes de decidir que curso eu iria escolher e acabei conhecendo muitos sites bacanas sobre vestibulares e terceiro ano que me ajudaram bastante nesse processo. Um que eu adorei realmente foi o do Guia do Estudante.

Você certamente deve conhecer as revistas do Guia do Estudante (caso não, corra já pra uma banca!) e garanto que vale a pena conhecer o site, especialmente porque eles em reportagens, listas de cursos e seus atributos que reforçam muito nossas informações. Para não ajudar apenas aqueles que querem um desses cursos acima, aí vai uma dica pra todo mundo!

– NOTA FINAL

Então, após um mês de postagens, encerro este quadro com a esperança de ter ajudado vocês leitoras nessa fase difícil pela qual passei em 2010. Tenham fé em vocês, esperança de um bom futuro e força de vontade. Corram atrás daquilo que desejam. Vale à pena lutar um ano para ter alivio no final dele. Os sofrimentos viram, mas não esqueçam que o arco-íris também virá, e no final dele a um pote de ouro esperando por cada uma de vocês.

Beijo enorme e nos vemos na coluna de Literatura!