você está lendo Como manter o foco depois de uma semana de folia?

Começar as aulas pouco antes o Carnaval parece até maldade com os ainda estudantes. Mesmo aqueles que não curtem o feriado, já sentem o clima da semana sem aula e têm sua atenção desviada para os dias de sono a mais, as horas a fio na internet e todas as outras coisas que, alguns, adoram fazer nos dias de folga.

Entretanto, quanto mais desligados ficamos, mais difícil se torna voltar à realidade. E, então, um ano inteiro pode desandar por conta de um simples feriado.

Você já deve estar cansado de ouvir dos seus professores e até de seus pais, mas, acredite, é verdade, sim: a primeira certificação é a mais “fácil” de enfrentar – ou melhor, a menos complicada. A quantidade de matérias é menor, as férias terminaram há pouco tempo (ou seja, todo mundo está mais tranquilo e relaxado) e você está bem menos atolado do que estará no fim do ano.

O problema é: como garantir uma boa nota nessa etapa, se o feriadão te desconectou totalmente do mundo?

Antes de tudo, é preciso manter o foco. É difícil – principalmente, quando a preguiça fala mais alto – mas não impossível. Crie ou escolha uma frase de motivação e repita-a, como um mantra, toda manhã. Pensamentos positivos nos impulsionam a fazer o que precisamos. E é preciso cortar os negativos assim que eles ameaçam aparecer em nossa mente.

Depois, pense nesse feriado como uma preparação para os estudos. Esse é, definitivamente, o fim das suas férias e o início de um ano que tem tudo para ser proveitoso. Basta um pouquinho de empenho da sua parte e você terá o final de ano praticamente livre! Imagina como deve ser bom estar quase garantido antes mesmo dos exames finais? Além disso, para os terceiranistas, quanto menos importante a escola ficar no final, melhor. Esse vai ser um momento crucial para o vestibular.

Aproveite também para preparar um quadro de horário. Quando acostumamos nosso corpo a fazer uma certa atividade todo dia, fica mais fácil se adaptar e virar rotina. Se você não se sentir preparado para estudar por muito tempo, aumente esse período pouco a pouco. Comece fazendo os exercícios de casa, releia o que foi dito em sala e vá aumentando o ritmo, fazendo exercícios a mais, pesquisando os assuntos dados mais afundo e, quando você menos perceber, estará com um dez bem bonito no seu boletim!

Agora vá pular Carnaval, dormir, o que seja! Esqueça os problemas e os estudos, pelo menos por essa semana, e divirta-se! Passar de ano é muito bom, mas nada como aquela folguinha para ganhar o fôlego que todo mundo precisa para aproveitar melhor a vida.