você está lendo Quando a tristeza não é só tristeza!

O pessimismo é seu melhor amigo? Você tem muita dificuldade de tomar decisões? Concentra-se mal nas coisas? Conversa sobre morte ou suicídio? É louca pra experimentar algo pra ficar “high”? Está constantemente inquieta e irritada? Quer ficar parecida com aquela modelo famosa e não come nada? Briga constantemente com sua família? Com toda certeza, a maioria de vocês vai se identificar pelo menos com alguma situação. Isso não quer dizer que você tenha depressão, mas também não quer dizer que você não pode vir a ter.

A adolescência é a fase mais confusa da vida, onde o mundo, cheio de placas, finca todas pelo nosso caminho, e abrem caminhos paralelos ao nosso, guiando-nos até a escolha, determinada pela placa que seguimos. É uma fase agitadíssima. O corpo joga milhões de hormônios e na época dos 15 anos tem festão todo final de semana. É a fase em que mais achamos que batemos com a cara na porta. É a fase da vontade de fazer tudo e rápido e a qualquer momento. Mas o outro lado da adolescência é aquele de isolar-se da realidade e curtir fossa, sozinha em casa, onde a única vontade é ficar de pijama o dia todo, escutar música triste, aprender a fumar e esquecer que existe um mundo lá fora.

Só que depressão não é só um estado de espírito adolescente de mal com o mundo e a vida, e nem serve de desculpa pra falar quando seu amigo te chama pra sair. A depressão é uma doença psíquica que, como qualquer outra doença, necessita de remédios para ser curada. Até então, especialistas achavam que a depressão na adolescência não era possível. Hoje em dia já existem vários casos.

É claro que existem aquelas pessoas que fingem ser depressivas porque é legal ser depressivo, tá na moda. Não, depressão não é uma coisa legal. É patológico, e exige um coquetel de remédios fortíssimos para a cura.

É muito difícil determinar o que é doença e o que é normal. E mais difícil ainda é convencer um doente a aceitar sua doença. Não quer dizer que você vai ligar pra aquele amigo que você lembrou enquanto lia isso e dizer que ele tem depressão. Tristeza e isolamento são temperamentos naturais, assim como alegria e entrosamento. O que difere alguém momentaneamente triste de alguém depressivo é a frequência com que isso acontece. Se você conhece alguém que é assim já faz tempo e não tem problema aparente pra ser assim, é melhor conversar, com muita calma, com essa pessoa. Mas não é para dar conselhos sobre como mudar de vida, é para falar, com seriedade, sobre a possibilidade de aquilo ser uma doença. Se você se sente assim, procure conversar com alguém que você confie, e não tenha medo de desabafar com essa pessoa, pois ela só vai querer te ajudar. Só é preciso deixar-se ser ajudado.